X

Após mais de 40 dias sem chuvas, nível do Rio Acre continua baixando e preocupa autoridades

O nível do rio Acre continua baixando rapidamente e registrou, nesta segunda-feira, 16, a marca de 1,48 metro, uma das piores marcas já registradas nos últimos anos, de acordo com a Defesa Civil da capital. A marca supera até mesmo o registrado em 2016 onde houve a cheia histórica.

O monitoramento é feito diariamente pela Defesa Civil e além de o Rio Acre estar baixando rapidamente, a preocupação das autoridades é que desde 29 de junho não chove em Rio Branco, o que significa que há 49 dias não chove na capital.

“O Rio Acre é uma das principais fontes de abastecimento de água na capital e o que nos traz uma preocupação maior é que o Rio Acre apenas reflete todo o cenáiro seco que estamos enfrentando desde maio e vai se agravando. São 49 dias sem chuvas, então temos uma situação bem complicada, não apenas em Rio branco, mas no baixo e Alto Acre”, destacou o Major cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil municipal.

A Defesa Civil do Estado informou que elabora de forma preventiva um plano emergencial de suprimento de água potável, para atuação em caso de racionamento, levando água em caminhões-pipa para os municípios.

“Dependendo do nível do rio Acre no pico da estiagem, é possível que haja um racionamento no fornecimento de água aos Riobranquenses. Nesse contexto, a defesa civil tem se preocupado em elaborar um plano emergencial de suprimento de água potável a algum município, ou mesmo a capital, caso haja a necessidade de emprego de carros pipas para esse fim”, declarou o Tenente Coronel José Ferreira, Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil.

Previsão para os próximos dias

De acordo com o site O Tempo Aqui, do meteorologista Davi Friale, pelo menos até o próximo sábado, 21, o calor abafado vai predominar no Acre, em Rondônia e no Amazonas. Uma massa de ar úmido e quente, originária do oceano Atlântico Norte avança lentamente e provocará chuvas passageiras e pontuais, com possibilidade de ventanias e raios, principalmente entre quarta-feira e sábado próximos, mas, em alguns pontos, poderá chover rápido já a partir desta segunda-feira.

Leia também: Com forte estiagem, Defesa Civil pode levar água potável a municípios com carros-pipa

Categories: Geral NOTÍCIAS
Agnes Cavalcante: