Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Defesa Civil pede reconhecimento de situação de emergência na zona rural de Rio Branco

Defesa Civil pede reconhecimento de situação de emergência na zona rural de Rio Branco

Rio Acre está em nível crítico (Foto: Angela Peres/Arquivo)

Devido ao baixo nível do Rio Acre que alcançou nesta quinta-feira, 26, a marca de 1,36 metro, a Defesa Civil de Rio Branco entregou ao departamento jurídico da prefeitura da capital toda a documentação necessária para que seja reconhecida a Situação de Emergência na zona rural da capital acreana.

A informação foi confirmada pelo coordenador municipal da Defesa Civil de Rio Branco, major Cláudio Falcão e o decreto deve ser publicado no Diário Oficial do Estado nos próximos dias, garantindo portanto a ampliação do apoio às famílias na zona rural, que têm sofrido com a grave estiagem do Rio Acre.

A seca do rio Acre tem prejudicado as comunidades rurais, por isso, desde o final do último mês a Defesa Civil de Rio Branco tem levado água potável por meio de carros-pipa à zona rural, locais que não são atendidos pelo Departamento de Água e Saneamento do Acre (Depasa).

Conforme a Defesa Civil, são cerca de 12 comunidades rurais atendidas até o momento: Invasão do Panorama, Adalto Frota, Santos Dumont, Polo Nilson Josuá, Vila Manoel Marques, Comunidades do Joca, Comunidade do Alberto, Vila Marizal, Vila Verde, Comunidade do Carão, Vila Liberdade e Maria Paiva de Moura. A maioria das localidades é na rodovia AC 90, estrada Transacreana, que é uma das principais rodovias de escoamento da produção agrícola para os mercados de Rio Branco.

Sair da versão mobile