A primeira Feira Cultura e Saberes Ancestrais Indígenas e Umbandistas, será realizada no próximo sábado, 28, das 14 às 17 horas, em Rio Branco, na sede da Tenda Luz da Vida. O evento terá venda de artesanato, comida, pintura corporal, apresentações musicais e de dança e um bazar solidário com entrada gratuita.
O local do evento é situado na Estrada do Quixadá, Km 06, Ramal Belo Horizonte, número 380. O projeto agrega a parceria da Tenda Luz da Vida com o povo Shanenawa, da Aldeia Morada, de Feijó.
“É um trabalho muito importante para nós. Vai ser uma tarde de muita cantoria, muita alegria. Estamos muito felizes de poder estar compartilhando nossas crenças e nós, jovens, estarmos valorizando e buscando cada vez mais a espiritualidade do nosso povo Shanenawa”, declara Vakaynu Shanenawa, do grupo jovem Ixtī Naranahī Shane Keneya, da Aldeia Morada Nova, do povo Shanenawa.
A iniciativa nasceu da necessidade de fortalecer as culturas indígenas e as de matriz africana, levando em consideração que ambas estão ligadas à preservação do meio ambiente. Ao trazer as vivências indígenas para a capital acreana, os idealizadores pretendem levar informação e saberes aos acreanos, a partir do contato direto da comunidade com os povos indígenas e comunidades de matriz.
“A feira vem com o contexto de abrir o terreiro para a comunidade. De colocar um pouco dessa cultura que nos alegra, de fazer com que as pessoas conheçam mais da nossa ancestralidade. Sabemos que estamos em um processo de pandemia, então estamos muito cautelosos, com cuidados”, comenta a Mãe Marajoana de Xangô, dirigente Espiritual da Tenda de Umbanda Luz da Vida.
A feira faz parte do projeto “Medicinas da Floresta e Saberes Ancestrais” também agrega uma vivência espiritual com as medicinas das florestas (ayahuasca, rapé, sananga, pintura corporal, defumação de ervas e kambô) que será das 20 horas de sábado às 6 horas do domingo, 29.