Pular para o conteúdo
Gazeta Indica #6

“Baseado em fatos reais”: filmes e séries que você deve assistir neste final de semana

Crime, amores e até a construção de um país indenpendente! Confira nossas dicas, todas baseadas em histórias reais

Não sabemos de você, querido leitor, mas para o autor dessa edição do Gazeta Indica, ver a frase “baseado em fatos reais” no início de qualquer produção já é motivo para mais atenção e empolgação.

Em tempos de tantos remakes, é difícil encontrar ficções com roteiros originais. Mas se existe uma fonte de inspiração que sempre se renova e ajuda a trazer roteiros tão mirabolantes quanto os ficcionais, esta é a chamada “vida real”. Os filmes e séries se tornam ainda mais fascinantes quando sabemos que boa parte das tramas e personagens aconteceram e existiram mesmo.

Por isso, nossas dicas de hoje trazem séries e filmes todos inspirados em histórias reais! Depois comenta com a gente o que você achou, no nosso Instagram!

Modern Love (Amazon Prime Video)

A segunda temporada foi adicionada nesta sexta, no Amazom Prime Video. (Foto: Reprodução)

Comemorando a estreia da segunda temporada nesta sexta-feira,13, aproveite para ver ou rever as oito histórias da primeira temporada de “Modern Love”.

Histórias independentes conectadas pelo tema do amor, esta é a ideia da série com roteiros baseados na coluna homônima publicada pelo The New York Times semanalmente. As crônicas são enviadas por leitores que compartilham suas histórias e exploram o amor em diversas formas (desde um porteiro que cria uma relação paterna com uma moradora, a um casal gay que busca adotar uma criança, até um casal de idosos que compartilham o amor por correr).

No elenco tem Anne Hatwhay, Tina Fey, Andrew Scott, Dev Patel (que chegou a ser indicado como melhor ator ao Emmy 2020 pela sua atuação na série) e muitos outros. Os episódios são curtos e você pode assistir na ordem que preferir, prepare-se para se emocionar, rir e se inspirar com histórias cotidianas, mas profundas.

Incrível história da Ilha das Rosas (Netflix)

História real aconteceu no final da década de 1960. (Foto: Reprodução)

Baseado em uma intrigante história real, o filme italiano narra como o engenheiro Giorgio Rosa construiu uma ilha própria no litoral da Itália, chegando a declarar como uma nação independente. Sim, essa história aconteceu mesmo e chamou atenção do governo Italiano e do mundo!

Com a ajuda de um amigo, Rosa constrói uma espécie de plataforma com base de aço de 400 metros quadrados que vira uma nova área de lazer no oceano, fora do território marítimo italiano. O protagonista chega a solicitar o reconhecimento da Ilha das Rosas como país independente à ONU.

Um filme divertido, com humor, romance e drama, tudo inspirado em uma surpreendente história real, que aconteceu no final da década de 1960. Destaques para as atuações principais e para a fotografia e direção de arte, que retrata a Itália de 60 anos atrás.

The Assassination fo Gianni Versace (Netflix)

Série conta com forte elenco para retratar os acontecimentos em volta da morte do estilista. (Foto: Reprodução)

Com Darren Cris, Penelope Cruz, Rick Martin e Édgar Ramírez, a segunda temporada de “American Crime Story” apresenta, em  nove episódios,  os acontecimentos em volta do assassinato do estilista italiano Gianni Versace, em 1997. Dirigida por Ryan Murphy, a série mostra também parte da história da vítima e do assassino, o americano Andrew Cunanan, que matou Versace com dois tiros na cabeça.

A produção ganhou dois prêmios Emmys e dois Globos de Ouro de melhor série e para o ator Darren Cris, que é o grande destaque. Conhecido pela série Glee, Darren se entrega ao personagem trazendo aspectos doentios e sádicos somados a certa confusão e revolta na personalidade de Cunanan.

Além de ótima produção, “The Assassination of Gianni Versace” traz vários aspectos que tornam a série instigante, como a direção de arte que reproduz a extravagante mansão de Versace, a relação de Donatella Versace com o irmão e com toda a história, a pauta da homossexualidade, as infâncias da vítima e do assassino além de todas as curiosidades que acercam o grande mundo da moda.

O drama e o suspense predominam a trama. A série deixa a desejar nos momentos finais com a falta de algumas informações, mas acerta em criar muita curiosidade sobre o caso. É quase certeza que você vai pesquisar mais no Google assim que terminar de assistir.

Leia também: Veja nossa lista de séries e filmes para curtir este fim de semana embaixo das cobertas