Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Governo cria Fundo Especial da PM do Acre para apoiar ações de prevenção à violência

Governo cria Fundo Especial da PM do Acre para apoiar ações de prevenção à violência

FOTO/ ASCOM PMAC

Foi publicado na edição desta quarta-feira, 18, do Diário Oficial do Estado do Acre (DOE), a lei que estabelece o Fundo Especial da Polícia Militar do Estado do Acre (Funespom/AC). Agora, a Polícia Militar terá autonomia sobre seus próprios recursos, podendo coordenar e executar as ações a serem desenvolvidas pela corporação.

De acordo com as informações do DOE, o objetivo do fundo é prover recursos para apoiar ações, programas e projetos na área de segurança pública e de prevenção à violência, que sigam as diretrizes dos planos nacional e estadual, em suplemento ao valor alocado no orçamento do estado para a Polícia Militar do Acre (PMAC).

O subcomandante-geral da PMAC, coronel Luciano Dias, destacou que o fundo irá proporcionar um melhor atendimento à população.

“A aprovação da lei tem uma importãncia muito grande para a corporação e para toda a comundiade, porque permite uma certa autonomia da Polícia Militar, no reaparelhamento e na sua prepação para melhor atender a população, e também disponibilizar acesso em todas as unidades da Polícia Militar para a comunidade para tratar de assuntos de polícia administrativa e da gestão da Polícia Miltar, então realmente é um avanço muito grande, nos permitirá avançar muito na questão da eficiência administrativa e operacional da coporação. Temos muito que agradecer a todos que se envolveram para a aprovação dessa lei e, a partir de agora, na estruturação das nossas unidades, para que possa melhor atender a população”, destacou Dias.

O Funespom dará suporte financeiro para o desenvolvimento das ações de preservação da ordem pública e de policiamento ostensivo e sua criação dará mais autonomia para a Polícia Militar. Ainda de acordo com o Diário Oficial, as fontes do Fundo são diversas, mas o valor não poderá ser usado em hipótese alguma para despesas e encargos sociais relacionados a pessoal, seja civil ou militar, ativo ou pensionista.

Desta forma, são fontes de recursos do fundo:

O texto também prevê que a receita proveniente da tarifa de inscrição em concurso público para ingresso nas carreiras da Polícia Militar sejam incorporados ao fundo, entre outras fontes de recursos elencadas no texto da lei, que está disponível na edição desta quarta-feira, 18, do Diário Oficial do Estado do Acre.

A gestão do Fundo será feita por um conselho de administração, composto pelo comandante geral da PMAC, que o presidirá, além do sub-comandante geral da PMAC, o diretor de logística e patrimônio, o diretor operacional, e ainda o diretor de planejamento, ambos da PMAC.

Sair da versão mobile