Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sebrae promove seminário para tratar de desenvolvimento da regional do Juruá

Sebrae promove seminário para tratar de desenvolvimento da regional do Juruá

Realizado em Cruzeiro do Sul, nos dias 25 e 26 de agosto, o 1º Seminário de Associações Comerciais do Juruá tem como tema “Parcerias comerciais, infraestrutura e logística no Vale do Juruá”. O evento é uma realização do Sebrae, com apoio de demais instituições de apoio ao comércio em diversos segmentos.

Participaram da programação o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, José Adriano, o diretor-superintendente, Marcos Lameira, o diretor técnico, Lauro Santos, e representantes das instituições parceiras. Na abertura do seminário, estiveram presentes o governador Gladson Cameli e o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima.

A atividade conjunta é voltada para a construção de políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento regional. O diretor Lauro Santos destaca a atuação do programa Protagonismo Empresarial, realizado junto à Federação da Agricultura (FAEAC) e à Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Acre (Federacre).

“Hoje a gente realiza um pouco da prestação de contas desse trabalho do Protagonismo Empresarial, envolvendo, inclusive, discussões sobre a estrada do Pacífico, sobre a política de desenvolvimento regional do programa LIDER do Sebrae, a questão da capacitação em cooperativismo e associativismo para a região, identificando as demandas dessas entidades de classe”, declarou Santos.

O prefeito Zequinha Lima ressaltou a importância de reunir gestores para discutir o desenvolvimento do Juruá e as parcerias que podem ser firmadas, visando fortalecer o comércio e o turismo na região.

“Com a pandemia, o comércio foi muito afetado, a economia foi muito afetada, então a gente precisa criar mecanismos que possam trazer empregos e oportunidade de renda para a região. Então, nada melhor do que a gente fazer um encontro desse, com as instituições que trabalham nessa parte comercial e de industrialização, para que possamos, juntos com a classe política, traçar metas estratégicas de desenvolvimento aqui para o Juruá”, disse.

Para Luiz Cunha, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cruzeiro do Sul (ACECS), o seminário abordou os pontos de maior impedimento para o desenvolvimento da regional. “Selecionamos temas de logística, especialmente, e aquilo que dificulta nossa integração física, o transporte, o contato da nossa região, e o sonho de que a nossa região se integre ao Peru, tudo isso com certeza facilitará nosso desenvolvimento”, afirmou.

 

Sair da versão mobile