Pular para o conteúdo
É fogo!

Final de semana deve ter recorde de calor e fumaça no Acre, alerta Friale

O calor intenso e a forte fumaça proveniente das queimadas devem predominar em todo o Acre, neste final de semana, com possibilidade de novos recordes do ano. É o que afirma o pesquisador meteorológico Davi Friale.

Segundo ele, as menores temperaturas, antes do sol nascer, ficarão entre 19 e 21ºC, em Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, e entre 20 e 23ºC, em Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Feijó.

Já as temperaturas máximas, no início da tarde, vão oscilar entre 34 e 38ºC, em todos os municípios acreanos.

Mesmo com o calor intenso, poderão ocorrer chuvas rápidas e pontuais, não se descartando a possibilidade de temporais isolados em qualquer município, principalmente no centro do Estado e no Vale do Juruá.

Em relação à fumaça, Friale destaca que a maior parte é consequência das queimadas em Rondônia, no Sul do Amazonas e no Centro e Oeste do Acre. “Os ventos que de lá sopram transportam esta poluição atmosférica até Rio Branco deixando o ar desagradável para respirar e as paisagens azuladas, com céu cinzento”, explica ele.

Na última quinta-feira, 19, Rio Branco registrou a maior temperatura de 2021, com 35ºC, e o Acre também, pelo segundo dia consecutivo, com o registro de 37,5ºC, em Assis Brasil

Uma trégua no forte calor, entretanto, deve ocorrer ainda neste mês de agosto, quando mais uma onda de frio polar deverá chegar ao Acre, provavelmente na última semana do mês.

“Nesta segunda-feira, por volta das 12h, publicaremos informações precisas sobre a intensidade, a abrangência e a data exata da chegada de mais esta incursão de ar polar”, anuncia Friale.