X

Entenda como vulcão no Atlântico gerou alerta entre oceanógrafos

Foto/ Yuri Ferreira

Tudo começou porque cientistas começaram a identificar uma atividade sísmica no vulcão Teneguia, no Parque de Camba Vieja, nas Ilhas Canárias, uma ilha bem próxima do continente africano que é parte do território da Espanha. Caso uma erupção de proporções gigantescas aconteça no local, existe uma possibilidade desse tsunami chegar ao Brasil.

Possibilidade de tsunami no Brasil é ínfima, mas risco deve servir às autoridades como alerta para plano de evacuação de cidades litorâneas

O Instituto Geográfico Nacional da Espanha detectou mais de 4 mil tremores de terra na ilha em que o vulcão está localizado e por isso colocou um alerta de nível amarelo para a região, o segundo mais grave.

Segundo oceanógrafos, geólogos e geógrafos, uma erupção de nível muito intenso no Teneguia poderia causar um tsunami de grandes proporções na costa do nordeste brasileiro, praticamente varrendo cidades litorâneas como Fortaleza, Salvador, Natal, Recife, João Pessoa, Aracaju, entre outras, chegando até a causar grandes ondas no Rio de Janeiro.

O vulcão Teneguia já entrou em erupção no passado, mas nunca houve algo do nível que pudesse realmente causar um tsunami no Brasil.

“Após a erupção, as ondas chegariam ao litoral brasileiro em apenas seis horas. Por isso, a preparação para um tsunami precisa ser feita com bastante antecedência para dar tempo de evacuar toda a população. Se não, o banhista vai estar no Porto da Barra e será surpreendido pela onda gigante“, explica o oceanógrafo Carlos Teixeira, professor da Universidade do Ceará (UFC) ao Jornal Correio.

Ao O Povo, do Ceará, Carlos explicou que uma chance de qualquer tipo de tsunami no Brasil é absolutamente ínfima. “Não significa que a gente vai ter uma erupção semana que vem, mês que vem, ano que vem. Mas eles aumentaram o nível de alerta. Também não significa que mesmo se a gente tiver uma erupção, não é qualquer erupção que iria gerar desmoronamento e esse tsunami”, afirma.

“Existem estudos que falam que as ondas que chegam aqui poderiam chegar a mais de cinco metros, mas isso é uma situação drástica. Você pode ter um tsunami de meio metro, você pode ter menor que isso”, completou.

Categories: 5º guia gazeta
paula: