Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Com indicação de cinco partidos, CPI do Transporte Coletivo deve ser instalada na próxima semana

Com pedido de abertura aprovado pelo plenário da Câmara Municipal no dia 24 de agosto, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte Coletivo, proposta pela vereadora Michelle Melo (PDT) já tem data prevista para ser instalada. O presidente da mesa diretora, vereador N. Lima, informou que solicitou aos partidos com representatividade na Casa que ainda não indicaram os vereadores de suas bancadas para compor a comissão que o façam até esta sexta-feira, 10, para que os trabalhos possam iniciar na próxima terça-feira, 14.

Já foram indicados para compor a CPI: a vereadora Michelle Melo (PDT), o vereador Emerson Jarude (MDB), a vereadora Lene Petecão (PSD), o vereador Samir Bestene (Progressistas), o vereador Adailton Cruz (PSB) e o vereador Antônio Morais, como suplente do PSB. Somente depois de instalada, a comissão se reunirá para escolher presidente, vice-presidente e relator.

De acordo com a proposta, a CPI tem o objetivo de apurar, entre outras, pelo menos cinco questões principais sobre os problemas do transporte público em Rio Branco: as elevadas tarifas e os custos dos transportes coletivos urbanos; contrato de concessão com as atuais empresas prestadoras do serviço; legalidade e eficácia dos atos de definições tarifárias e dos subsídios públicos (tributos e tarifários) às empresas detentoras da respectiva concessão; diminuição da frota de ônibus que circula na Capital; o atraso nos salários dos trabalhadores do sistema.

Leia também: Michelle Melo promete abrir a ‘caixa preta’ do transporte público e não descarta concorrer ao Senado em 2022

Sair da versão mobile