A Fundação Elias Mansour (FEM) e a Fundação Garibaldi Brasil (FGB) lançaram editais para projetos de Arte e Patrimônio Cultural nesta sexta-feira,17. No estado, serão 45 projetos e só na capital, 48 projetos serão contemplados ao todo.
O edital da FEM é no valor de R$1,3 milhão e o recurso é referente à Lei Aldir Blanc, que surgiu durante a pandemia do coronavírus com o intuito de oferecer renda emergencial para os trabalhadores da cultura. O edital vai contemplar artistas de todos os 22 municípios do estado e as inscrições serão realizadas de 20 de setembro até 18 de outubro pelo site da instituição.
Podem inscrever projetos pessoas físicas, grupos informais e pessoas jurídicas, com propostas de pesquisa, publicação, divulgação, produção, documentação, exposição, salão de arte, circuitos integrados de cultura e eventos. O edital contempla todas as modalidades culturais, com exceção da música e do audiovisual, que possuem editais próprios.
O edital da música já está disponível e vai contemplar 220 projetos. Já o edital para os projetos audiovisuais será lançado nesta segunda-feira, 20.
Edital Fundação Garibaldi Brasil
Com o valor total de R$ 750.000, o Edital do Fundo Municipal de Cultura vai contemplar 48 projetos de artistas da capital. As inscrições ocorrem de 21 de setembro a 4 de novembro deste ano.
Podem participar pessoas físicas, grupos informais, pessoas jurídicas, Entidades Representativas de Segmentos Culturais e Estreantes (pessoas físicas). Os projetos podem ser na área de formação, produção, circulação, intercâmbio, Eventos/Ações de Naturezas Integradas e Manutenção de Grupos.
O edital pode ser acessado no site da instituição, mas as inscrições serão de forma presencial no Centro Cultural Thaumaturgo Filho, Rua Luís Z. da Silva, nº. 499, Conjunto Manoel Julião, em Rio Branco.
Leia também: Governo lança edital de incentivo à cultura indígena