O Governo do Acre recebeu nesta terça-feira, 28, do Ministério da Saúde, um total de 12.940 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 8.190 produzidas pela farmacêutica Pfizer, e 4.750 da Fiocruz/AstraZeneca. Os imunizantes serão de imediato distribuídos para os 22 municípios acreanos, para dar continuidade à campanha de vacinação contra a Covid-19, iniciada em janeiro no estado.
Em todo o estado, a cobertura vacinal com as duas doses já aplicadas corresponde a 82,38% por vacina distribuída, ou seja, percentual referente ao total de doses aplicadas em relação às enviadas às prefeituras. Os municípios com maior percentual são Acrelândia, com 89,16%, e Manoel Urbano, com 97,52%. Em Rio Branco, o percentual já atinge 82,47% e na maioria dos demais está na média dos 80%.
Nos municípios com os menores percentuais, como é o caso de Capixaba, a coordenação do Programa Nacional de Imunização (PNI) vai intensificar as ações, que vão desde oferecer comodidade na disponibilidade das vacinas até a conscientização das pessoas sobre a importância de procurar se vacinar com as duas doses.
A secretária de Estado de Saúde, Paula Mariano, enfatiza que o governo do Acre está intensificando as ações de imunização, priorizando parcerias importantes, como a Energisa e órgãos públicos. “Estamos unindo forças para que juntos consigamos vacinar os acreanos, protegê-los contra a forma grave da Covid-19 e outras mutações”, destacou.