X

Grupo teatral do Tocantins apresenta musical infantil neste domingo

ted nina e o boi do tempo

“Ted, Nina e o Boi do Tempo – Uma Aventura Alimentar” terá duas sessões neste domingo (Foto:Diostkan Lima)

Em uma era reinada por fast-foods, o musical infantil “Ted, Nina e o Boi do Tempo – Uma Aventura Alimentar” tem como proposta ensinar as crianças sobre a importância de uma alimentação saudável. O trabalho, do grupo de teatro Artpalco, de Tocantins, será apresentado neste domingo, 12, na Usina de Arte João Donato, às 17h e às 18h30. Os ingressos custam R$20 (inteira) e R$10 (meia entrada) e podem ser adquiridos na hora.

A peça conta a história dos irmãos Ted e Nina, que vivem conflitos diários com a mãe que insiste para que os filhos tenham uma boa alimentação. Em uma oportunidade, eles fogem de casa para se livrarem da hora do almoço e encontram um velho sábio que os presenteia com um boi mágico, que tem o poder de viajar no tempo.  Os irmãos acabam viajando duzentos anos no futuro, período em que alimentação é feita por meio de cápsulas em comprimidos.

Para instigar a atenção e deixar o público infantil atento, o espetáculo aposta em fantoches, música, dança, brincadeiras, no universo do clown e até na cultura popular, com um boi-bumbá como um dos personagens da história.  A montagem é voltada para crianças de 6 a 10 anos de idade.

“Boi do Tempo” leva irmãos para 200 anos no futuro. (Foto: Diostkan Lima)

“Para aproximar a apresentação do universo infantil, buscamos uma produção cheia de ludicidade, com uma linguagem mais próxima das crianças para falar da importância de uma rotina alimentar que inclua frutas, verduras e legumes, estimulando a alimentação saudável desde sempre”, explica o diretor e dramaturgo do espetáculo, Luiz Navarro.

Projeto 

A montagem e circulação do espetáculo “Ted, Nina e o Boi do Tempo” é fruto de projeto do Instituto Social e Cultural Araguaia (Isca) executado por meio a Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cidadania e patrocínio do Atacadão.

Este é o primeiro projeto que recebe patrocínio do Atacadão e, para o presidente do Instituto, George Henrique Silva, trata-se de uma oportunidade de incentivar a democratização da arte, pois há poucas atrações de cultura e arte produzidas em Araguaína, no Tocantins. Com o patrocínio do Atacadão, o Isca terá a oportunidade de utilizar a arte como instrumento de transformação social, nascida no Norte do Tocantins e repercutida em diferentes regiões brasileiras.

 

Apresentação solidária

Além do musical, o grupo apresenta também o espetáculo teatral “Bullying: Que Bicho é Esse?” nesta segunda-feira, 13, na Casa de Abrigo Dra. Maria Tapajós e no abrigo Sol Nascente, em Rio Branco. Na sequência, o grupo segue para Barra do Garças (MT) e finaliza a turnê em Palmas (TO).
A peça tem como objetivo utilizar o teatro para prevenir o bullying entre crianças e adolescentes. A história trata sobre um grupo que se junta para fazer um trabalho da escola onde devem abordar através de uma peça teatral o tema bullying. No processo de criação, eles percebem que comportamentos inerentes a esse drama são comuns entre eles no dia a dia escolar.

A montagem e circulação do espetáculo “Bullying: Que Bicho é Esse?” é fruto do projeto “Vai Ter Teatro na Escola”, executado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cidadania e patrocínio do Atacadão.

Artpalco

O Grupo Artpalco foi fundado no ano de 2001, na cidade de Uberlândia (MG). Em 2013, transferiu sua sede para Araguaína (TO), onde desenvolve atualmente suas atividades de cunho artístico, educativo e social. O grupo já tem mais de dez projetos aprovados na Lei de Incentivo à Cultura do governo federal (antiga Lei Rouanet), além de desenvolver projetos empresariais. Diversas produções do grupo já garantiram pelo Brasil afora recordes de público e bilheteria. Hoje o currículo do grupo conta com mais de 15 montagens, entre elas grandes sucessos como, “Adolescência”, “Apocalipse – Entre o bem eo mal”, “A Poção do Amor”, “Salada Insana”, “Divas Insanas”, “A namorada dos três porquinhos”, “Geringonça”, ” E se a gente se conhecesse outra vez?”, “O rei do lixo”, “Outra história de Francisco”, “As Malditas” e o mega sucesso de público “Casos Insanos”, que já levou, mais de 70 mil espectadores ao teatro.

Ficha técnica:

Texto e direção: Luiz Navarro / Trilha sonora e direção musical: Nice Albano e Zé Caetano / Elenco: George Henrique, João Victor Braga, Suzi Olímpia e Tatiane Breve /Sonoplastia: Alyson Lira / Iluminação: João Pedro Albano /Produção executiva: Cínthia Abreu / Assessoria de imprensa: Beatriz Oeiras

Veja também: Isolamento social e ciclos da vida inspiram espetáculo cênico performático: “Circularidades”

Daniel Scarcello: