Pular para o conteúdo
lavadora ultrassonica

Hospital Santa Juliana receberá lavadora para desinfecção e esterilização de material cirúrgico

Os recursos para compra do equipamento são oriundos de emenda parlamentar, no valor de R$58 mil

Termo de Cooperação foi assinado na tarde desta quarta-feira, 22 (Foto: Assessoria)

O Hospital Santa Juliana receberá novos insumos e equipamentos com a assinatura de um Termo de Cooperação entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e a Diocese de Rio Branco. O principal investimento será na compra de uma lavadora ultrassonica, equipamento desenvolvido para otimizar o processo de lavagem de instrumentais cirúrgicos, peças e materiais oriundos dos centros cirúrgicos.

O termo segue as diretrizes da Lei Orçamentária Anual e, de acordo com a prefeitura de Rio Branco, a instituição apresentou projeto – devidamente analisado pelo corpo técnico da Semsa e Procuradoria Geral do Município – cujo objetivo é garantir a eficácia do processo de desinfecção e esterilização através da remoção de sujidade de natureza orgânica e inorgânica com o auxílio de Lavadora Ultrassônica, desta forma garantindo a qualidade e segurança aos pacientes.

O Padre Jairo Coelho, vice-reitor da Catedral Nossa Senhora de Nazaré, acredita que o recurso vem em boa hora.

“Todo recurso que vem ajudar na saúde é muito importante, porque a saúde é, de fato, um bem que precisamos preservar. E esse recurso que vem auxiliar o Hospital Santa Juliana (…) vem em boa hora para que os pacientes tenham a segurança necessaria todas as vezes que eles estiverem internados na unidade hospitalar e para os nossos colaboradores, para que possam prestar um serviço de cada vez mais qualidade e as pessoas tenham essa segurança de que estando no Santa Juliana, elas terão, de fato, um atendimento de qualidade e humanizado, como o hospital sempre fez há mais de 50 anos”, pontuou o padre Jairo Coelho.

A emenda parlamentar é de autoria do ex-vereador Jakson Ramos, no valor de R$58 mil. Para Ramos, o investimento é de suma importância, visto que a maior parte dos atendimentos do Hospital são realizados à pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

“É uma honra contribuir com as obras da Diocese de Rio Branco, através do direcionamento deste recurso de emendas parlamentares do mandato de vereador. [O Santa Juliana] é um hospital que atende 60% de pacientes oriundos do SUS, e tendo em vista essa dinâmica que vivemos na pandemia, o hospital Santa Juliana foi uma porta aberta não só para os pacientes da rede privada, mas do Sus e teve um custo alto para manter a vida das pessoas. Então pra mim, enquanto vereador, é uma honra contribuir de alguma forma com o repasse de recursos para que o hospital faça a compra de insumos, medicamentos (…) para prestar essa assistência à rede SUS”, destacou.

A partir da celebração do Termo de Colaboração, a prefeitura de Rio Branco fará a transferência em parcela única do valor à conta apresentada pela Diocese para a aquisição da Lavadora Ultrassônica solicitada no projeto.