Pular para o conteúdo
Agnes Cavalcante
Agnes Cavalcante é jornalista e co-criadora da página @investidoracreana no Instagram, onde compartilha informações sobre investimentos

Por que você precisa perder o medo de investir já!

banner, matias souza, patrocinio coluna agnes cavalcante

Com frequencia eu ouço os motivos mais aleatórios para alguém não investir, mas um dos que mais ouço é o tal “medo de perder dinheiro”.

Sabe o que é engraçado? As pessoas não se atentam que o medo de perder dinheiro não é uma hipótese, mas é um fato que já está acontecendo porque se você não investe, sinto muito em te dizer, mas você já está perdendo dinheiro. Como? Para ela, meu bem: a bendita inflação, esse mostro que está comendo seu poder de compra.

Ninguém tá aguentando mais passar por isso, afinal, a inflação já está em um dos piores patamares, historicamente falando, e você com certeza está sentindo, já que ela está a um percentual de 10,25%, afetando principalmente as pessoas mais pobres.

Aliás, você viu que hoje a Petrobrás anunciou mais um – sim, eu disse mais um – aumento no preço dos combustíveis? Isso significa que o preço vai subir ainda mais nas bombas, e sem esquecer que a gasolina no Acre já ultrapassa os R$ 7,00 – sorte de quem já entendeu a importância de diversificar, e tem ações da Petrobrás na carteira – e eu nem citei ainda a instabilidade política, que culmina na estabilidade econômica do país. É o caos da incerteza que nos leva a apenas um ponto: investir é tão urgente quanto respirar.

Eu entendo, de verdade, o seu medo de investir. Mas você precisa entender que tudo o que é novo gera desconfiança, e isso só passa quando você começa a aplicar seu dinheiro na prática, sentindo como funciona esse mundo. Se você decidir fazer uma viagem de carro hoje do Acre para Ushuaia, na Argentina (agora eu fui longe demais, rs), você não precisa que o caminho esteja todo iluminado, mas sim que os faróis iluminem um pouco a cada trecho do percurso, quilômetro após quilômetro para enfim chegar ao seu destino.

Para investir, é a mesma coisa. Comece com pouco, vá ganhando confiança e vá se arriscando cada vez mais, de acordo com seu perfil. Não esqueça do mais importante:

Dividir os ovos em várias cestas, ou seja, diversificar os investimentos. Se você acompanha esta coluna, já sabe que a poupança tem um rendimento baixíssimo e, como eu costumo dizer, pra gente que não tem muito recurso (por enquanto, rs) todo centavo conta ao longo do tempo, então nem precisa tomar coragem. Vá sem coragem mesmo e aplique nem que seja o R$ 1 profético hoje e agora!

Ainda não sabe onde investir? Muita calma nessa hora, corre no meu instagram que já tem vários conteúdos falando sobre inúmeros tipos de investimentos, criatura. Como dizem no Acre, “te avia”, que tô te esperando!

guapisima, coluna agnes, patrocinio

Leia também: Investir não é para quem tem dinheiro. É para quem tem sonhos!