Carregando pelo menos seis tabletes de maconha nos bolsos do paletó, um advogado, de 73 anos de idade, foi preso em flagrante ao tentar entrar no presídio Francisco de Oliveira Conde, na manhã desta sexta-feira,01, em Rio Branco. A prisão foi uma ação da Polícia Federal (PF) com apoio da Polícia Penal e estima-se que ele levava quase meio quilo de droga.
Em vídeo, divulgado pela PF, é possível ver o momento em que o suspeito é abordado por um policial e entrega pelo menos seis tabletes de maconha, alguns dentro de envelopes e ainda um pacote menor que aparenta ser cocaína. “O senhor está trazendo droga consigo?” indaga o policial ao advogado que responde afirmativo.
Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil no Acre (OAB/AC) afirmou que está acompanhando o caso e “garantindo que os trâmites sejam feitos com lisura e atenção às prerrogativas profissionais do advogado, sem qualquer pré-julgamento antes da averiguação completa e transparente do ocorrido”, consta o texto emitido pela Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas do órgão no estado.
A Polícia apreendeu ainda diversas cartas e documentos que seriam entregues aos clientes do advogado que são integrantes de uma organização criminosa da cidade. O advogado foi preso em flagrante por tráfico de drogas e conduzido à Superintendência da Polícia Federal no Acre onde prestou depoimento e foi autuado por tráfico de drogas com o agravante de ter tentado introduzir entorpecente em unidade prisional além do crime de organização criminosa. Pelos crimes, poderá cumprir até quinze anos de prisão.
O flagrante ocorreu a após denúncias a PF de que um advogado se encaminhava ao presídio para atender clientes e entregar drogas. No local, uma equipe policial acompanhou o encontro do advogado com um presidiário e realizou a abordagem em que o próprio suspeito confessou e entregou as drogas.
Leia também: Após pagar fiança de R$ 2,2 mil, jovem que matou motociclista em acidente no bairro Floresta é solta