Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ares condicionados ‘inverter’ prometem ajudar na economia de energia

Com a tarifa de escassez hídrica em vigor nas contas de energia elétrica, muitas pessoas têm sentido o aumento nas faturas e, aliado ao calor intenso registrado nos últimos dias no Acre, os acreanos tem buscado nas lojas um ítem que se tornou fundamental: o ar condicionado. Neste segmento, a procura tem sido ainda maior por aqueles com tecnologia inverter, que prometem o mesmo resultado, porém, com mais economia.

Já populares no mercado, aparelhos com esta tecnologia se tornaram a principal escolha dos consumidores. Na loja Gazin, em Rio Branco, a  vendedora Bia Sousa viu as vendas destes aparelhos se multiplicarem ao longo dos últimos anos.

“Nós últimos anos a procura aumentou não apenas pelo ar condicionado, mas tudo que consome energia. [Dos ares condicionados] os mais procurados hoje são os inverter. Muitos consumidores estão trocando os antigos por eles, porque os clientes já chegam procurando o que tem menos consumo”, relata Bia que também orienta, sempre que possível, os consumidores sobre esta opção.

A vendedora Bia Sousa destaca que a tecnologia inverter agora está presente em outros aparelhos, como os refrigeradores (Foto: Cedida)

“Quando o cliente não sabe o benefício que é o inverter, nós orientamos ele a adquirir de uma melhor forma pra que ele possa economizar energia, geralmente quem faz uso da placa solar, está trocando seus eletrodomésticos até alguns eletrodomésticos também na função inverter”, diz ela.

A relação custo-benefício é apontada por Bia como um dos principais fatores pela procura dos aparelhos inverter. Com a tecnologia aprovada pelos consumidores que atestam a economia na prática, a tecnologia inverter chega também a outros aparelhos, como os refrigeradores, por exemplo.

“O custo benefício compensa no decorrer do uso do produto, é igual refrigerador, o valor [pode ser] maior que o convencional, porém, você vai sentir isso na sua conta de energia. Sem dúvidas compensa e não é pelo que eu digo, mas pelo relato que o cliente faz. Estive com um cliente que fez a troca dos ares condicionados dele antigos por inverter e em três meses ele falou comigo e está super satisfeito porque reduziu realmente a conta”, relata Bia Sousa destacando, ainda, que a loja está com promoções de ares condicionados cujo pagamento pode ser feito em até 10x sem entrada, e sem juros.

Vantagens

De acordo com os principais fabricantes destes aparelhos, essa tecnologia pode economizar de 40% a 70% de energia em relação a modelos convencionais. O nome Inverter indica a presença de um inversor de frequência, ou seja, permite ao aparelho controlar a velocidade de rotação dos motores elétricos.

Na prática, isso significa que um aparelho Inverter chega mais rápido na temperatura desejada e logo diminui a rotação do compressor, permitindo, portanto, que o aparelho tenha mais de 30% de eficiência em relação a um aparelho tradicional.

Mas apesar da economia, é importante destacar que o aparelho só vai cumprir o prometido dentro das condições ideais, ou seja, com o uso correto: ambiente com portas fechadas para que o aparelho não precise trabalhar na potência máxima pra chegar na temperatura programada.

(Foto: A Gazeta do Acre

Outras orientações para economizar

Além da aquisição de aparelhos com a tecnologia inverter, que são mais econômicos, a Energisa Acre orienta os consumidores a praticarem o uso consciente e eficiente da energia, pois são atitudes que passam por todas as pessoas que convivem no mesmo ambiente. Desta forma, é possível contribuir para economizar energia elétrica em cada cômodo apenas com simples mudanças de hábitos no dia a dia:

– Passe roupa somente quando necessário (para o trabalho ou uma ocasião muito importante);

– Não passe roupas se ficar em casa ou em home office;

– Evite banhos demorados. É importante ter em mente que os banhos precisam ser rápidos pois o chuveiro elétrico é um dos grandes vilões do consumo;

– Estabeleça limite para crianças usarem computadores ou videogames. Priorize computador apenas para estudo e videogame aos finais de semana;

– Prefira lâmpadas de LED. Elas gastam menos energia;

– Apague as lâmpadas que não estiver utilizando, exceto aquelas que contribuem para a sua segurança.

– Em situações de calor, utilize o ar-condicionado na temperatura 24ºC. Ela é a ideal para ambientes;

– Quem possui uma geladeira e um freezer em casa, é recomendado desligar o freezer a usar apenas a geladeira;

– Caso o celular já esteja 100% carregado, tire-o da tomada;

– Utilize apenas uma TV ao invés de três aparelhos ligados de forma simultânea.

– Mantenha as janelas abertas e aproveite ao máximo a luz natural.

– Procure lavar o máximo de roupas possível de uma só vez.

Para o gerente do Departamento Comercial da Energisa Acre, Roberto Vieira de Carvalho, “neste momento, todos nós devemos adotar comportamentos voltados à redução de consumo de energia elétrica, e ações simples podem realmente fazer a diferença”.

Outras dicas podem ser conferidas nos sites: www.energisa.com.br e www.consumoconscienteja.com.br.

Sair da versão mobile