A Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul baixou a faixa etária de idosos que irão receber a terceira dose da vacina contra covid-19. A partir desta segunda-feira, 4, quem tem mais de 60 anos poderá tomar a dose de reforço que, antes, era aplicada somente em idosos com 70 anos ou mais.
A vacinação estará disponível nas seguintes Unidades Básicas de Saúde tanto para atender os idosos, quanto pessoas com imunossupressão e profissionais da saúde. São elas: UBS Formoso, Aeroporto Velho, Professora Quita, Remanso, Jesuíno, Cruzeirão, Agricultor, Cohab, Cruzeirinho, João Alves, Miritizal, Olivença e Boca do Moa.
De acordo com o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, o município já alcançou 98 da população vacinada com primeira dose e 67 da população já completou o esquema vacinal.
“Em Cruzeiro nós já vacinamos um público de 98% com a primeira dose e 67% com segunda dose, agora queremos dar esse reforço para os idosos acima de 60 anos. Nos últimos dias, não estamos tendo casos positivos de covid-19 estamos apenas com três pessoas internadas e isso é um reflexo de que a medida que a vacinãção avança naturalmente diminuem os casos”, relata o prefeito.
Zequinha Lima destacou, ainda, que equipes itinerantes estão se deslocando nas unidades de saúde para avançar mais rápido com a aplicação da dose de reforço nos profissionais de saúde.
“Nossas equipes itinerantes estão indo na maternidade, no Hospital do Juruá, nos postos de saúde, no hospital dermatológico (…) então é importante que as pessoas aproveitem esse momento, uma vez que já estamos com essas vacinas disponíveis e queremos imeditamente fazer com que as pessoas possam também tomar essa vacina de forma rápida como forma de proteger e ter o reforço necessário para não contrair mais a doença”, destacou.
Na última semana, a gestão municipal recebeu mais 3.369 doses de imunizantes para prosseguir com a vacinação. Para se imunizar, é preciso ir até um dos locais munido de documento oficial com foto e cartão do SUS. Em caso de menores de 18 anos, é preciso estar acompanhado de um dos pais ou responsável.
Além dos documentos citados, quem buscar um dos pontos para receber a terceira dose precisa estar atento aos prazos entre as doses, que são do intervalo de seis meses para idosos e profissionais de saúde – entre a segunda dose e terceira; 28 dias de intervalo entre segunda e terceira dose para imunossuprimidos.