Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Eleições para escolha do novo procurador geral do MP acontecem em 26 de novembro

Eleições para escolha do novo procurador geral do MP acontecem em 26 de novembro

Está definida para o próximo dia 26 de novembro a data em que os membros do Ministério Público do Acre (MPAC) iniciam o processo de escolha do novo procurador geral de Justiça para o biênio 2022/2024. Na eleição, são definidos os nomes que irão compor a lista tríplice que será encaminhada ao governador Gladson Cameli, a quem compete escolher entre os três mais votados qual ocupará o cargo.

O edital contendo o regulamento, a data das eleições e a comissão eleitoral oficialmente constituída foram divulgados em publicação do Diário Eletrônico do Ministério Público do Acre. Integram a comissão eleitoral: a procuradora de Justiça Gilcely Evangelista de Araújo Souza (presidente), o promotor de Justiça Adenilson de Souza (membro), o promotor de Justiça Francisco José Maia Guedes (secretário), e como suplentes, o procurador de Justiça Sammy Barbosa Lopes e os promotores de Justiça Carlos Augusto da Costa Pescador e Vanessa de Macedo Muniz, devendo a presidente deste Órgão Colegiado expedir o ato designatório.

Concluindo seu segundo mandato consecutivo como procuradora geral do MPAC, a procuradora Kátia Rejane de Araújo Rodrigues não poderá concorrer.

Com isso, outros nomes ganham espaço na concorrência. Nos bastidores, especula-se que o promotor Rodrigo Curti seria o candidato do grupo da atual procuradora para sucedê-la, mas a informação não foi confirmada.

Os procuradores Carlos Maia e Danilo Lovisaro devem concorrer ao pleito.

Como funciona o rito

De acordo com o rito, após a eleição, os nomes dos três mais votados pelos membros do MPAC são homologados pelo Colégio de Procuradores de Justiça e encaminhados para o governador, que poderá escolher um dos candidatos que formam a lista tríplice, mesmo que não tenha sido o mais votado, para ocupar a vaga no lugar da atual procuradora-geral.

O chefe do Executivo tem 15 dias para divulgar sua decisão. O próximo escolhido permanecerá no cargo no biênio 2022/2024.

Sair da versão mobile