Pular para o conteúdo
em 3 cidades

Encontro Nacional de Teatro de Rua e mais 6 espetáculos compõem programação do Festival Matias desta sexta

Confira a programação do penúltimo dia de Festival

Teatro Ruante, de Rondônia, se apresenta às 19h, no Horto Florestal com a peça “A Muy lamentável e cruel história de Píramo e Tisbe”.

Mais seis espetáculos teatrais serão apresentados nesta sexta-feira, 15, por meio do V Festival Matias de Teatro de Rua. As apresentações serão em Rio Branco (no Parque Chico Mendes e no Horto Florestal), no município do Bujari (na Escola Edmundo Pinto) e na cidade do Quinari (na Escola Cívico Militar).  A entrada é gratuita, o uso da máscara é obrigatório e haverá controle para manter o distanciamento social, além da verificação de temperatura do público.

Um dos destaques é a peça “A Muy lamentável e cruel história de Píramo e Tisbe”, do grupo Teatro Ruante, de Rondônia, que será apresentado às 19h, no Horto Florestal. A história é um fragmento de “Sonho de uma noite de Verão”, de William Shakespeare, escrita em fins do século XVI.  Em cena, a trupe de palhaços e palhaças recria essa “trágica e atrapalhada” história de amor, com a ajuda do público.

Já o grupo acreano Tropa Mamulungu apresenta a peça “As Aventuras do Pequeno CO2”, uma adaptação do livro homônimo, de Vinícius Dônola. O espetáculo conta a estória do Dióxido de Carbono, mais conhecido como CO2, um menino curioso que habita uma centenária Castanheira. Após um grande incêndio criminoso, ele fará de tudo para ajudar a sua amiga Castanheira a produzir sementes e para isso vão precisar da ajuda da Abelha Mangangá, da Arara Dona Cândida e das Cotias.

A peça “As Aventuras do Pequeno CO2” é uma adaptação do livro homônimo, de Vinícius Dônola.

Além destes e mais espetáculos, o Festival integrou em sua programação o Encontro Nacional de Teatro de Rua, realizado a partir das 9h. Além dos grupos que estão no Festival, a reunião virtual vai possibilitar a participação de integrantes que estão em outros estados e outros grupos de todo o país. Neste ano, o Encontro vai debater o retorno do teatro de rua em tempo de pandemia e a situação da arte pública na Amazônia diante do negacionismo do Estado.

O V Festival Matias de Teatro de Rua é realizado de 12 a 16 de outubro em vários pontos de Rio Branco, além de Bujari e Quinari. Com produção e idealização da Cia. Visse Versa, o Festival é realizado com financiamento da Lei Aldir Blanc, pela Fundação Elias Mansour (FEM) e do Fundo Municipal de Cultura, da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), apoio das Prefeituras do Bujari e Senador Guiomard, e parcerias da FETAC e da RBTR.

Acompanhe a programação nas nossas redes sociais: Instagram @cia.visseversa / Facebook Cia. Visse e Versa. Confira a programação desta sexta-feira,15:

Dia 15/10 – Sexta-feira

  • RIO BRANCO

9h/12h- Encontro Nacional de Teatro de Rua – HOTEL TRIÂNGULO

15h- Faixa de Graça/ Grupo Ritornelo de Teatro (RS) – PARQUE CHICO MENDES

16h – Um canto para Carolina/ Cia dos Inventivos (SP) – PARQUE CHICO MENDES

17h- As Aventuras do Pequeno CO2/ Tropa Mamulungu (AC) –HORTO FLORESTAL

19h- A Muy Lamentável e Cruel História de Píramo e Tisbe (RO) – HORTO FLORESTAL

  • BUJARI

17h- A Peleja de Severo para Enganar a Morte / Trupe Espantalho (PE) – E.M. EDMUNDO PINTO

  • QUINARI

17h- O Conto que eu vim Contar/ In Bust Teatro com Bonecos (PA) – ESCOLA CÍVICO MILITAR

Leia mais em: Festival Matias de Teatro de Rua lança quinta edição com grupos teatrais de todas as regiões do país