Após as recentes declarações do governador Gladson Cameli, em Brasília, que garantiu a futura convocação dos integrantes dos Cadastros de Reserva da Polícia Civil e também do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), o secretário de Planejamento e Gestão do Estado, Ricardo Brandão, informou que a análise de vacâncias nas duas instituições ainda está sendo feita, mas que ainda não há previsão sobre quando, efetivamente, isso deve ocorrer.
“Em relação à convocação do cadastro de reserva da Polícia Civil, o delegado-geral está concluindo o levantamento de vacância, nos termos exigidos pelos órgãos de controle, em razão dos impedimentos previstos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, decorrente da extrapolação do limite prudencial com gasto de pessoal. Tão logo finalize a comprovação de vacância, o processo será remetido à PGE [Procuradoria Geral do Estado], para fins de emissão de parecer e, em seguida, retornará à Seplag, para adoção dos procedimentos administrativos”, explicou o secretário em nota enviada à reportagem.
Já quanto ao Cadastro de Reserva do Idaf, Brandão afirmou que “o processo está sob análise da PGE quanto ao amparo para fins de convocação decorrente da extrapolação do limite prudencial com gasto de pessoal previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. Em paralelo, o Idaf, com apoio da Seplag, está concluindo o processo de comprovação das vacâncias nos termos exigidos pelos órgãos de controle”.
Nova promessa
No dia 18 de agosto de 2021, o governador Gladson Cameli já havia garantido à imprensa que o governo convocaria, em até 30 dias, ao menos 100 candidatos aprovados no concurso do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf). No total, 700 aprovados no certame aguardam o chamamento. O resultado final e homologação do certame foi divulgado em novembro de 2020.
O concurso público era para a formação de cadastro de reserva para os cargos de engenheiro agrônomo, engenheiro florestal, médico veterinário e técnico em defesa agropecuária e florestal, que deverão contribuir com as ações de defesa agropecuária nas unidades do Idaf em todos os municípios, nas barreiras sanitárias, equipe de trânsito, atividades de campo, além das ações de inspeção de produtos de origem animal e vegetal.
Cadastro de Reserva da Polícia Militar
Em coletiva de imprensa no dia 17 de setembro, o governador do Acre Gladson Cameli confirmou o chamamento de mais 92 candidatos do Cadastro de Reserva (CR) do concurso de 2017 da Polícia Militar do Acre (PMAC), sendo 74 candidatos do sexo maculino e 18 feminino.
Com a convocação, 209 candidatos que integram o Cadastro de Reserva ainda aguardam novo chamamento previsto para fevereiro de 2022.
Outros concursos
Na última semana, o governo do Estado lançou concurso para provimento de 322 vagas efetivas de nível médio e superior do Instituto Socioeducativo do Estado do Acre (ISE). Os salários vão de R$ 2.326,95 a R$ 3.908,22.
Serão 279 vagas para nível médio, das quais 15 para Pessoas Com Deficiência (PCD), enquanto para nível superior as vagas serão 43, das quais duas são para PCD.
O prazo de inscrições termina em 8 de novembro de 2021, e a prova objetiva está prevista para ocorrer em 5 de dezembro deste ano. A banca realizadora será o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE).
Além do ISE, também estão previstos concursos para outras áreas de segurança pública para o suprimento de vagas na Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e ainda para as secretarias de Estado de Educação e Saúde, além do setor de infraestrutura. A expectativa é de que estes editais sejam lançados em novembro deste ano.
Quer saber de todas as notícias em primeira mão? Entre no grupo de WhatsApp A Gazeta do Acre
Leia também: MPAC questiona governo sobre realização de concursos para Segurança e não convocação de Cadastro de Reserva