Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Governo cria sala de situação para monitorar surto da doença diarreica

Governo cria sala de situação para monitorar surto da doença diarreica
Governo cria sala de situação para monitorar surto da doença diarreica
Assessoria técnica da Sesacre em Mâncio Lima. Foto: Cedida

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), criou uma sala de situação para monitorar os casos de doença diarreica, tendo em vista o expressivo aumento nas ocorrências da afecção. Desde o início da semana, uma equipe da Sesacre encontra-se na regional do Juruá para realizar assessoria técnica nos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.

“Várias ações de Vigilância em Saúde, Atenção Básica e Primária, Assistência médica e laboratorial vêm sendo realizadas nas últimas dez semanas epidemiológicas e no dia 28 de setembro implantamos a Sala de Situação em nível estadual, visando ter uma resposta mais rápida sobre as notificações se ações a serem realizadas”, explicou a chefe do Chefe do Núcleo de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar, Débora dos Santos.

A sala é composta por representantes do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), Núcleo de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar, Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, Vigilância em Saúde e suas Vigilâncias específicas (ambiental, epidemiológica, sanitária), Laboratório Central de Saúde Pública do Acre, Vigiagua, Atenção Primária, Saúde das Prioritárias – Indígena, Saúde da Mulher e Saúde da Criança.

O Estado do Acre está em com as notificações acima do limite superior desde a Semana Epidemiológica (SE) 32. O estado de um modo geral conseguiu sair da situação de Alerta Máximo na SE 38, sendo que o Ministério da Saúde ativou a Sala de Situação no dia 9 de setembro para acompanhamento dos casos de diarreia e ações realizadas no enfrentamento do surto.

Confira o último Alerta Epidemiológico aqui.

Sair da versão mobile