Como parte da programação do Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama, o governo do Acre ofertará das 14h às 22h desta sexta-feira, 8, no Via Verde Shopping, em Rio Branco, coleta de exame preventivo de colo do útero.
A coleta será realizada por equipes do Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica da Universidade Federal do Acre (Ufac) e os resultados das análises serão comunicados às pacientes posteriormente. As mulheres interessadas em realizar o exame devem apresentar cartão do SUS, CPF, RG, comprovante de residência com CEP, como a conta de energia.
Além das ações de prevenção e diagnóstico do câncer de mama, o Estado também realiza atividades de conscientização sobre o câncer de colo de útero, tendo em vista que uma das patologias que mais acomete as mulheres no Brasil.
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados 16.590 novos casos de câncer de colo do útero no Brasil, com um risco estimado de 15,43 casos a cada 100 mil mulheres, ocupando a terceira posição.
Em razão disso, o Outubro Rosa também é conhecido como a campanha que alerta para o cuidado à saúde das mulheres. Por isso, ações como a que está sendo realizada no Via Verde Shopping garante que o serviço básico de saúde pública alcance a todos.
A doença
De acordo com o INCA, o câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV (chamados de tipos oncogênicos).
A infecção genital por esse vírus é muito frequente e na maioria das vezes não causa doença. Em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica do exame preventivo.
É o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), destaca que câncer de colo do útero pode ser prevenido por meio da vacinação contra o papilomavírus humano (HPV). Há mais de uma década, existem vacinas que protegem contra os tipos frequentes de HPV que causam câncer. A OPAS recomenda administrar essa vacina a meninas de 9 a 14 anos.
Confira a programação completa aqui.
Quer saber de todas as notícias em primeira mão? Entre no grupo de WhatsApp A Gazeta do Acre