Outubro começou e deve trazer consigo quase o dobro de chuvas registradas no Acre, no mês de setembro. A estimativa do meteorologista Davi Friale é que o calor predomine neste mês, mas podem ocorrer incursões de ar frio, de origem polar, e provocar a tão esperada friagem, já na primeira semana do mês, ainda que seja branda, mas com fortes temporais.
A previsão de Friale traz o alerta para a ocorrência de chuvas mais intensas no vale do Juruá, diferente de Rio Branco e Brasileia. Uma segunda onda polar, um pouco mais forte, deverá chegar antes do dia 10, derrubando um pouco mais a temperatura e provocando muita chuva, quando as temperaturas mínimas poderão oscilar entre 17 e 19ºC, em alguns dias, destaca Friale.
Após o dia 10, devido à incursão de ar polar seco, o tempo ficará ensolarado, com dias muito quentes, sem chuvas.
A partir da segunda quinzena de outubro, intensos pulsos úmidos, originários do oceano Atlântico, entrarão com força no Acre e nas áreas próximas. Essa umidade provocará temporais, com chuvas fortes e generalizadas, podendo causar sérios transtornos à população, principalmente nos últimos dez dias do mês.