Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Branco recebe 15 filmes do Festival Varilux de Cinema Francês

Rio Branco recebe 15 filmes do Festival Varilux de Cinema Francês
Rio Branco recebe 15 filmes do Festival Varilux de Cinema Francês
A partir de agora, o Acre está inserido das programações oficiais do Festival que acontece em todo o país.

Os filmes da última edição do Festival Varilux de Cinema Francês serão exibidos em Rio Branco, no Teatro Hélio Melo do dia 14 a 20 de outubro. Com entrada gratuita e filmes de vários gêneros, esta edição insere o Acre na programação oficial do Festival para as edições futuras.

Um dos filmes que será exibido é “DNA”, que conta a história de Neige, divorciada e mãe de três crianças, que visita regularmente Emir, seu avô argelino, vivendo agora num asilo para idosos. As relações entre os muitos integrantes da família são complicadas e a morte do avô acabará por desencadear uma tempestade familiar e uma profunda crise de identidade em Neige.

O filme “Gagarine” é um dos que vai abrir o festival, nesta quinta-feira,14. No longa, que mistura ficção e fatos reais, Youri, 16 anos, cresceu em Gagarine, enorme conjunto habitacional de tijolos vermelhos em Ivry-sur-Seine, onde sonha em se tornar um cosmonauta. Ao tomar conhecimento de que o lugar onde mora está ameaçado de demolição, Youri decide se somar a um movimento de resistência. Com a cumplicidade de Diana, Houssam e dos moradores, ele se atribui a missão de salvar o conjunto habitacional, transformado na sua “nave espacial”.

Rio Branco recebe 15 filmes do Festival Varilux de Cinema Francês
Filme “Verão 85” será exibido no último dia de Festival, no Teatro Hélio Melo.

A programação encerra com o romance LGBTQIA+ “Verão 85”,  indicado a 12 prêmios César, o Oscar do cinema francês. No filme, Alexis completa 16 anos e ao se aventurar no mar na costa da Normandia, é salvo heroicamente do naufrágio por David, 18 anos. Alexis acaba de encontrar o amigo dos seus sonhos. Porém este sonho durará mais do que um verão? O verão de 1985.

O Festival estava planejado para ser exibido em fevereiro de 2020, mas foi adiado por conta da pandemia do novo coronavírus. Mas o produtor, Marcelo Cordero, garante que todos filmes chegam com qualidade de estreia e que a maioria ainda é inédita.

“Eventos como esse são sumamente importantes para a cultura da sociedade acreana porque conecta a gente com o Brasil e o mundo, abrindo um diálogo, de algum modo. Nos ajuda também a pensar um pouco além dos filmes mainstream, proporciona outras possibilidades. É uma pequena contribuição para poder provocar as pessoas a dialogarem com o mundo e criar um público permanente que peça por essas programações”, comenta Cordero.

O Teatro Hélio Melo fica localizado no Centro da cidade, atrás do Palácio de Rio Branco.

Confira abaixo a programação completa e as sinopses dos filmes:

Quinta-feira (14/110) – Teatro Hélio Melo

17h – Meu Primro – Jan Kounen / 2019 / 1h44 / Comédia / 14 anos

19h- Gagarine – Fanny Liatard, Jérémy Trouilh / 2020 / 1h35 / Drama / 12 anos

Sexta-feira (15/10) – Teatro Hélio Melo

16h- Belle Époque – Nicolas Bedos / 2019 / 1h56 / Romance/Comédia dramática / 14 anos

18h- Amor à segunda vista – Hugo Gélin / 2019 / 1h58 / Comédia / 12 anos

20h- Slalom – Charlène Favier / 2020 / 1h32 / Drama/ 16 amos

Sábado (16/10) – Saci Filmes

19h- Sou Francês e Preto -Jean-Pascal Zadi e John Wax / 2020 / 1h30 / Comédia / 12 anos

Domingo (17/10) – Teatro Hélio Melo

16h- A famosa invasão dos ursos – Lorenzo Mattotti / 2019 / 1h22 / Animação / Livre

18h- O Capital Século XXI – Justin Pemberton, Thomas Piketty / 2020 / 1h43 / Documentário

20h- Notra Dame – Valérie Donzelli / 2019 / 1h30 / Comédia / 14 anos

Segunda-feira (18/10) – Teatro Hélio Melo

18h- Donas da Bola – Mohamed Hamidi / 2020 / 1h35 / Comédia / 14 anos

20h- A Boa esposa – Martin Provost / 2019 / 1h49 / Comédia / 14 anos

Terça-feira (19/10) – Teatro Hélio Melo

18h- Apagar o Histórico – Gustave Kervern, Benoît Delépine / 2020 / 1h46 / Comédia / 14 anos

20h- Mais que especiais – Eric Toledano e Olivier Nakache / 2019 / 1h55 / Comédia / 12 anos

Quarta-feira (20/10) – Teatro Hélio Melo

18h- DNA – Maïwenn / 2020 / 1h30 / Drama / 14 anos

20h- Verão de 85 – François Ozon / 2020 / 1h40 / Drama / 16 anos

Sinopses:

MEU PRIMO

Com: Vincent Lindon, François Damiens, Pascale Arbillot

Direção: Jan Kounen

Sinopse: Pierre é o executivo à frente de uma grande empresa familiar. Prestes a fechar o que parece ser o negócio do século, ele deve cumprir uma última formalidade: recolher a assinatura de seu primo, Adrien, que detém 50% das ações da empresa. Este, um sonhador afável e idealista, que costuma incorrer em gafes e constrangimentos em série, fica tão feliz em reencontrar o primo Pierre que é tomado pelo desejo de passar mais tempo na sua companhia. Para tanto, decide retardar a urgente assinatura. Pierre não tem outra opção senão embarcar ao lado de Adrien numa viagem de negócios mais do que movimentada, na qual sua paciência será posta à prova.

GAGARINE

Com: Alséni Bathily, Lyna Khoudri, Jamil McCraven

Direção: Fanny Liatard, Jérémy Trouilh

Sinopse: Youri, 16 anos, cresceu em Gagarine, enorme conjunto habitacional de tijolos vermelhos em Ivry-sur-Seine, onde sonha em se tornar um cosmonauta. Ao tomar conhecimento de que o lugar onde mora está ameaçado de demolição, Youri decide se somar a um movimento de resistência. Com a cumplicidade de Diana, Houssam e dos moradores, ele se atribui a missão de salvar o conjunto habitacional, transformado na sua “nave espacial”

BELLE EPOQUE

Com: Daniel Auteuil, Guillaume Canet e Doria Tillier

Direção: Nicolas Bedos

Sinopse: Victor, um sexagenário desiludido, vê sua vida ser transformada no dia em que Antoine, um empresário brilhante, lhe propõe um novo tipo de atração: combinando recursos teatrais e reconstituição histórica, sua empresa oferece aos clientes uma imersão na época da sua preferência. Victor opta, então, por reviver a semana mais marcante da sua vida: aquela em que, 40 anos antes, ele encontrou o seu grande amor.

AMOR A SEGUNDA VISTA

Com: François Civil, Joséphine Japy, Benjamin Lavernhe

Direção: Hugo Gélin

Sinopse: Da noite para o dia, Raphaël se vê mergulhado num mundo no qual nunca encontrou sua esposa Olivia. Como ele vai fazer para reconquistar a mulher da sua vida, que se tornou uma perfeita desconhecida

SLALOM

Com: Noée Abita, Jérémie Renier, Catherine Marchal

Direção: Charlène Favier

Sinopse: Aos 15 anos, Lyz acaba de se somar à prestigiosa equipe de esqui do colégio de Bourg-Saint-Maurice. Fred, ex-campeão que assume o papel de treinador, decide pôr todas as suas fichas na nova integrante. Entusiasmada pelo apoio recebido, Lyz se entrega de corpo e alma ao seu objetivo. Porém, após acumular sucessos, rapidamente ela começa a ficar abalada sob a pressão e o domínio exercidos por Fred.

 

SOU FRANCÊS E PRETO 

Com: Jean-Pascal Zadi, Fary, Caroline Anglade

Direção: Jean-Pascal Zadi e John Wax

Sinopse: JP, um ator mal-sucedido de 40 anos, decide organizar o primeiro grande protesto pela causa negra na França, mas seus encontros, muitas vezes burlescos, com personalidades influentes da comunidade e o apoio entusiasta de Fary, o fazem hesitar entre o desejo de estar à frente dos palcos e seu engajamento enquanto militante.

A FAMOSA INVASÃO DOS ORSOS NA SICÍLIA

Com: as vozes de Jean-Claude Carrière, Leïla Bekhti, Thomas Bidegain

Direção: Lorenzo Mattotti

Sinopse: Tudo começa quando, Tonio, o filho do rei dos ursos, é capturado por caçadores nas montanhas da Sicília… Alegando o rigor de um inverno que ameaça matar de fome o seu povo, o rei decide então invadir a planície habitada pelos homens. Com ajuda de seu exército e de um mágico, ele consegue obter a vitória e acaba por reencontrar Tonio. Porém logo chega à conclusão de que o povo dos ursos não foi feito para viver no país dos homens…

Baseado na novela de Dino Buzzati.

 

O CAPITAL DO SÉCULO XXI

Direção: Justin Pemberton, Thomas Piketty

Sinopse: Adaptado do livro homônimo de Thomas Piketty, uma das obras mais importantes dos últimos anos. Intercalando referências à cultura pop com intervenções dos mais influentes especialistas de nossa época, o filme propõe uma viagem através da história moderna de nossas sociedades. O documentário contrapõe a riqueza e o poder de um lado e, do outro, o progresso social e as desigualdades. Uma reflexão necessária para compreender o mundo de hoje.

 

NOTRA DAME

Com: Valérie Donzelli, Pierre Deladonchamps, Bouli Lanners

Direção: Valérie Donzelli

Sinopse: Maud Crayon, arquiteta e mãe de duas crianças, conquista – graças a um mal-entendido – o grande concurso promovido pela prefeitura de Paris para reformar o pátio diante da catedral de Notre-Dame… Às voltas com essa nova responsabilidade, ela se vê em meio a uma tempestade ao ter de lidar ao mesmo tempo com um antigo amor da juventude que reaparece de repente e com o pai de seus filhos, a quem não chega a abandonar completamente.

DONAS DA BOLA

Com: Kad Merad, Alban Ivanov, Céline Sallette

Direção: Mohamed Hamidi

Sinopse: Após se envolver numa briga, a equipe inteira de futebol da pequena cidade de Clourrières é suspensa até o fim da temporada. Com o objetivo de salvar esse pequeno clube do norte da França, que corre o risco de desaparecer, o técnico decide formar um time composto exclusivamente de mulheres para chegar ao fim do campeonato. Essa situação acabará por transformar completamente o cotidiano das famílias, abalando as convenções há muito estabelecidas naquela aldeia.

A BOA ESPOSA

Com: Juliette Binoche, Noémie Lvovski, Yolande Moreau, Edouard Baer

Direção: Martin Provost

Sinopse: Cuidar do lar e se curvar aos deveres conjugais sem se queixar: é o que ensina com todo o zelo Paulette Van Der Beck em sua escola da vida doméstica. Porém todas as suas certezas ficam abaladas ao se ver viúva e arruinada. Será o efeito da volta de seu primeiro amor ou o vento da liberdade de maio de 68? E se a esposa cordata se transformasse numa mulher livre?

APAGAR O HISTÓRICO

Com: Blanche Gardin, Denis Podalydès, Corinne Masiero

Direção: Gustave Kervern, Benoît Delépine

Sinopse: Num loteamento no interior da França, três vizinhos se descobrem vítimas das novas tecnologias e redes sociais. Marie é alvo de chantagem devido a um vídeo de conteúdo sexual; Bertrand vê a filha ser objeto de bullying na escola e Christine, motorista de carros de aluguel, se mostra inconformada ao constatar que as notas dadas por seus clientes se recusam a melhorar. Juntos, decidem declarar guerra aos gigantes da internet. Uma batalha perdida de antemão, ainda que…


MAIS QUE ESPECIAIS

Com: Vincent Cassel, Reta Kateb e Hélène Vincent

Direção: Eric Toledano e Olivier Nakache

Sinopse: Há 20 anos Bruno e Malik vivem num mundo à parte, aquele habitado pelas crianças e adolescentes autistas. Trabalhando cada um em uma instituição diferente, eles se dedicam à formação de jovens vindos de bairros problemáticos para tentar lidar com esses casos considerados “super-complexos”. Uma aliança pouco usual para personalidades fora do comum.

DNA

Com: Louis Garrel, Fanny Ardant, Marine Vacth

Direção: Maïwenn

Sinopse: Neige, divorciada e mãe de três crianças, visita regularmente Emir, seu avô argelino, vivendo agora num asilo para idosos. Ela adora e admira aquele que exerce o papel de sustentáculo da família, o homem que a criou e que sobretudo a protegeu da atmosfera tóxica que marcava o relacionamento com os pais. As relações entre os muitos integrantes da família são complicadas e a morte do avô acabará por desencadear uma tempestade familiar e uma profunda crise de identidade em Neige.

Verão de 85

Com: Félix Lefebvre, Benjamin Voisin, Philippine Velge

Direção: François Ozon

Sinopse: No verão em que completa 16 anos, Alexis, ao se aventurar no mar na costa da Normandia, é salvo heroicamente do naufrágio por David, 18 anos. Alexis acaba de encontrar o amigo dos seus sonhos. Porém este sonho durará mais do que um verão? O verão de 1985.

 

Rio Branco recebe 15 filmes do Festival Varilux de Cinema Francês

Sair da versão mobile