Ao fazer uso da palavra durante a sessão desta terça-feira, 5, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado estadual Roberto Duarte (MDB) denunciou a falta de médicos no Hospital da Família, em Porto Walter (AC) e que enfermeiros precisam realizar os procedimentos recebendo orientações por telefone de profissionais em Cruzeiro do Sul.
Para fundamentar a denúncia feita da tribuna, o deputado relatou o caso de uma adolescente de 17 anos que, grávida de 7 meses, chegou ao hospital com fortes dores e perdendo líquido foi necessário ser submetida a um parto de urgência na unidade em Porto Walter. Sem médico, um enfermeiro e dois técnicos em enfermagem tiveram que realizar o atendimento e o procedimento sendo orientados por um médico de Cruzeiro do Sul, via telefone.
“É inadmissível que um município não tenha médico. Quero parabenizar os enfermeiros que fizeram esse parto com sucesso A população está clamando por um concurso para médicos, para que tenha um profissional lá durante o ano inteiro. Abra os olhos governador, é de sua responsabilidade, nós vamos cobrar! É urgente que haja um concurso para aquele município”, asseverou.