A partir de 2022, a segunda semana do mês de junho será marcada pela Semana do Hip Hop no Acre, que passou a integrar o calendário oficial de eventos do estado, com a sanção da lei nº 3.781, instituida nesta terça-feira, 5 de outubro.
Com isso, a Semana do Hip-Hop será realizada anualmente com promoção dos trabalhos realizados nas diversas modalidades artísticas características do movimento hip-hop, como: break, graffiti, rap, DJ, dentre outras modalidades artísticas que representam o movimento.
De acordo com a lei, as atividades realizadas durante a Semana do Hip-Hop ocorrerão em locais próprios destinados a essas atividades ou adequados ao seu desenvolvimento, solicitadas pelos representantes dos respectivos eventos à autoridade estadual com antecedência mínima de quarenta e oito horas.
Para Augusto Maia, que contribui com a criação do texto, a Semana do Hip Hip no calendário de eventos do Estado permitirá a ampliação das ações que antes já eram realizadas no âmbito da capital acreana.
“A lei representa uma conquista de anos de militância e ativismo dentro da cultura hip hop do Estado do Acre. Para nós, é a conquista de um sonho, porque até então, nós, em 2013, aprovamos a lei municipal da semana do Hip Hop, que é celebrada na segunda semana de novembro, há 8 anos, porém, era só no município de Rio Branco. Agora, a gente pode ampliar o leque aos demais militantes de todo estado, contemplando todos os militantes ativistas da cultura hip hop acreana”, diz.
Além disso, Augusto destaca os planos para as primeiras ações no Estado, já em 2022. “Para 2022, estamos planejando eventos e workshops de produção nos elementos da cultura hip hop, envolvendo todos os representantes dos 22 municípios do Estado do Acre, inclusive com convidados de outros estados”, comenta Augusto.
Veja a lei na íntegra aqui.