X

Ceramista produz peças para levar harmonia e energia da natureza para dentro das casas

Quer saber de todas as notícias em primeira mão? Entre no grupo de WhatsApp A Gazeta do Acre

Glads Mourão inaugurou um novo showroom, em Rio Branco.

Você sabe a origem de tudo o que você coloca dentro da sua casa? Esse é um dos questionamentos que a ceramista acreana Glads Mourão faz ao vender peças de cerâmica, que ela produz com afeto, cuidado e dedicação em cada detalhe. Na última sexta-feira, 8, a artista inaugurou um novo showroom, em Rio Branco, onde disponibiliza uma diversidade de peças de barro, trabalho que começou como uma terapia na sua vida.

Leitora ávida, amante da natureza e com um lado místico aflorado, Glads acredita que os objetos e elementos de um ambiente podem afetar e influenciar nossa forma de estar naquele local. Por isso, ela busca sempre colocar sua energia de harmonia no momento de produzir os vasos, incensuários e os mais variados tipos de louça com cerâmica, que vão de pratos, bandejas, bowls até porta-guardanapos.

“Quando vou criar as coisas, eu preparo um ambiente com música; quando vou colocar minha argila no sol, coloco junto meus cristais. Tudo para que aquela energia, da hora da criação, passe para os objetos. Essas energias que você coloca nos objetos realmente fazem a diferença na sua casa”, comenta ela.

Criações que Glads faz na sua própria casa
Criações que Glads faz na sua própria casa

 

Tudo é feito na casa dela, onde ela construiu um verdadeiro ateliê, com um grande forno para concretizar sua as criações, que surgiram de forma mágica, literalmente, em um sonho. Há cerca de dois anos, Glads conta que acordou com a ideia que  devia começar a trabalhar com barro, veio durante a noite. Em pouco tempo, ela foi para Fortaleza fazer um curso de iniciação ao uso da cerâmica. “E, na primeira aula, a conexão foi tão grande, que a professora perguntou se eu já tinha trabalhado com isso. Quando eu voltei para casa, estava apaixonada!”

Logo, ela começou a pesquisar mais em livros e vídeos e começou a produzir suas primeiras peças, que já foram até para residências e restaurantes de outros Estados. Atualmente, ela diz que a dificuldade é dar conta da demanda, mas faz questão de enfatizar que a conexão com sua arte vai além da profissão.

Servidora pública aposentada, Glads descobriu que possui fibromialgia, há cerca de seis anos, mas os sintomas começaram dois anos antes. “Vi no barro um material que mexe muito com nossas emoções, a cerâmica me ajudou muito no processo de ansiedade que eu tinha e com outras questões emocionais. Eu comecei a estudar sobre o barro e sobre a cura que ele traz, na arteterapia… Quem criança nunca brincou com barro?” comenta.

Glads se inspira em elementos da natureza, no místico e no estilo rústico para suas peças.

Da natureza para as mãos

Apesar de o trabalho com a cerâmica ser mais recente, a acreana conta que sempre fez trabalhos manuais e chegou a produzi bijuterias, macramê e flores de organza. “Sempre fui muito ativa, sempre estive fazendo alguma coisa”, ela relata.

Em paralelo, Glads foi pesquisando e resgatando, cada vez mais, sua relação com a natureza, elemento que traz em suas criações, por meio de desenhos e formas que remetem a flores, galhos, folhas e vários outros elementos. Com uma estética rústica, suas obras atingem a beleza estética sem perder aspectos que lembram o natural, a natureza, de onde vem a matéria-prima de seus objetos e até, nós mesmos, seres humanos.

“Quem criança nunca brincou com barro?”, questiona Glads ao falar sobre a importância do contato com a natureza.

“Sou muito conectada com a natureza, amo plantas, não vejo nada na natureza que pode ser descartado.  Tenho essa coisa de imprimir a natureza no barro, estudei muito sobre e coloco a energia dos cristais, das plantas, com a intenção de levar para dentro das casas das pessoas essa cura da natureza. Precisamos fazer esse resgate. A única coisa que quero é que as pessoas fiquem bem”, afirma Glads.

Parte das peças de Glads você pode encontrar no novo espaço em Rio Branco, localizado na Rua Castro Alves, 100, no bairro Bosque (próximo a praça do Juventus). Para conhecer mais peças, basta clicar aqui.

Quer saber de todas as notícias em primeira mão? Entre no grupo de WhatsApp A Gazeta do Acre

Daniel Scarcello: