Estudo realizado entre os dias 28 e 29 de outubro, pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio/AC), em parceria com o Data Control Instituto de Pesquisas, revelou que ao menos 80% dos empresários do comércio varejista da capital já observam um movimento positivo no setor.
A boa expectativa (mesmo com o poder aquisitivo do brasileiro em queda) se dá pelo início das promoções da Black Friday e com a chegada do Natal, período mais lucrativo para o segmento. Para a maioria dos lojistas de Rio Branco, em 2021, o fluxo de consumidores nas lojas será bem maior do que em 2020. A pesquisa foi feita com 140 empresários.
Do percentual de entrevistados, 46% estimam vendas promocionais da Black Friday, que ocorrem a partir do dia 26 de novembro, a valores médios de R$50 a R$100. O levantamento abordou os ramos de variedades, supermercados, confecções e aparelhos celulares.
No entanto, a pesquisa alertou que o desemprego e a inflação podem ameaça o bom resultado nas vendas, pois o mercado sempre opera sob ameaças.