Pular para o conteúdo
Primeiro escalão

Governador Gladson Cameli faz mudanças na Casa Civil e nomeia novo secretário da Fazenda

Após um ano e dois meses à frente da Secretaria da Fazenda do Acre (Sefaz), Rômulo Grandidier deixa o cargo para assumir a Casa Civil. Quem assume a Fazenda agora é José Amarísio de Souza - o terceiro a ocupar o cargo na gestão Cameli

Foi publicada na edição desta quarta-feira, 17, do Diário Oficial do Estado, uma série de mudanças no alto escalão do governo do Estado. Após um ano e dois meses à frente da Secretaria da Fazenda do Acre (Sefaz), Rômulo Grandidier deixa o cargo para assumir a Casa Civil.

Quem assume a Fazenda agora é José Amarísio de Souza – o terceiro a ocupar o cargo na gestão Cameli – então secretário adjunto do Tesouro Estadual. Por outro lado, Flávio Pereira da Silva, que ocupava a cadeira na Casa Civil foi transferido para assumir o cargo de diretor na Secretaria Extraordinária de Assuntos Governamentais (Segov).

Rômulo Grandidier sai da Sefaz para ocupar a Casa Civil

Durante sua gestão, Rômulo é apontado como responsável por importantes conquistas para a área econômica do Estado, bem como o desenvolvimento de socioeconômico, nas quais destacam-se: melhorias de infraestruturas nas agências de fiscalização no interior do estado; termos de cooperação para combate a sonegação; conquista do selo de participação do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção; manteve a capacidade de pagamento do estado na nota B; promoveu cursos de capacitação aos servidores; manteve o equilíbrio fiscal e econômico; anunciou o pacote de medidas econômicas e tributárias para melhorar a economia do Estado; teve crescimento positivo no número de empregos; além de contribuir para que o estado fosse o primeiro a adotar o Pix como forma de pagamento de tributos, entre outros.

“Desempenhamos um belíssimo trabalho à frente da Fazenda, com as nossas contas absolutamente em dia. Agora é hora de propor mudanças, experimentar novos caminhos e não ter medo de avançar. Precisamos auxiliar o governador Gladson Cameli em várias ações de políticas públicas de forma mais próxima”, disse Grandidier.

Amarísio Freitas é auditor do Tribunal de Contas do Estado e assumirá o cargo de secretário de Estado de Fazenda (Sefaz) (Foto: Agência Notícias do Acre)

Já Freitas assume a pasta com o desafio de conter os gastos, ajustes de contas e pôr em prática os projetos de modernização da gestão fiscal e tributária iniciadas pelo antecessor. O auditor de Controle Externo já ocupou diversos cargos importantes como analista de Controle Externo no Tribunal de Contas do Estado do Acre, analista técnico no Sebrae, palestrante e consultor empresarial, professor acadêmico e de pós-graduação, diretor Financeiro e Administrativo na Fundação de Pesquisa do Acre, pregoeiro na Comissão Permanente de Licitação de Rio Branco.

“Precisamos destacar o que foi feito e os avanços alcançados, além de dar continuidade nas ações do governo Gladson Cameli no que diz respeito à Fazenda Estadual, sobretudo na desburocratização de processos internos dando aos contribuintes e servidores mais celeridade e efetividade nas atividades”, enfatizou Amarísio.