Pular para o conteúdo
em rio branco

Grupo Pé Rachado promoverá oficina de maracatu no Bairro da Base

Projeto será realizado no Barracão do Bloco Sambase, nos dias 5, 6 e 7, das 15h às 19h

O grupo Nação Pé Rachado vai oferecer nestes dias 5, 6 e 7 de novembro, uma oficina de maracatu no bairro da Base, em Rio Branco. O projeto “Conhecendo e vivenciando o baque da Nação Pé Rachado” tem como objetivo disseminar o conhecimento dessa manifestação cultural para o público de modo a agregar novos integrantes para o grupo Nação Pé Rachado.

Por meio do projeto, também se busca fomentar a cultura afro-brasileira no Acre, e assim mitigar o preconceito das produções artístico-culturais e intelectuais da população negra.

A oficina, aberta a todos, será realizada no Barracão do Bloco Sambase, das 15h às 19h. As inscrições para participação podem ser feitas por meio das redes sociais do grupo @maracatuac.

Programação

A oficina terá início com uma exposição sobre a origem do maracatu e seu nascimento no Brasil, contextualizado com a diversidade de grupos existentes em cada estado, tendo como ponto de partida a Nação Porto Rico de Pernambuco, um dos primeiros grupos que surgiram no país.

A partir dessa introdução, serão apresentados os instrumentos musicais do maracatu, suas funções, afinações e cuidados essenciais. Os participantes ainda vão aprender sobre os naipes, que é cada ala de instrumentos, sendo eles o naipe das alfaias, das caixinhas, agbês e gonguês.

Ao final da oficina, ocorrerá a junção de todos os naipes para realizar ensaios com os alunos e um cortejo pela rua principal do bairro da Base.

O projeto “Conhecendo e vivenciando o baque da Nação Pé Rachado” tem financiamento da Lei emergencial Aldir Blanc, financiada pelo Governo Federal, através da Fundação de Cultura Elias Mansur, do Governo do Estado do Acre.

Oficineiras(os):

Alfaias: Sacha Alencar, Iris Almeida, Nathânia Oliveira

Caixinhas: Williane Martins e Gigliane Oliveira

Agbê: Rafa Zanatta e Amanda Talita

Gonguê: Renis Ramos, Neiva Nara

Produção: Nathânia Oliveira

Assistente de Produção: Gigliane Oliveira

Comunicação: Jaqueline Telis

Fotos e vídeos: Território Criativo