X

Policial civil do Acre participa de programa de segurança nos Estados Unidos

Kelson Rodrigues Melo está  à disposição do Ministério da Justiça, atuando com políticas públicas para as Instituições.

O comissário de Polícia Civil do Acre, Kelson Rodrigues Melo, está em Miami (Estados Unidos) desde o dia 13 deste mês, onde participa de um programa de intercambio profissional, de dez dias, promovido pelo Serviço de Segurança Diplomática norte-americano. O intuito do programa é levar  autoridades diretamente envolvidas nas iniciativas de combate à organizações criminosas, com atuação transnacional.

O convite surgiu a partir de uma parceria estabelecida com o governo norte-americano e autoridades brasileiras que atuam no combate ao crime organizado. Kelson já comandou grandes operações a nível nacional e internacional e, atualmente, está  à disposição do Ministério da Justiça, atuando com políticas públicas para as Instituições. Durante a viagem, o policial civil acreano conhecerá boas práticas de como as agências americanas atuam nas diversas formas no combate às organizações criminosas, além de realizar visitas técnicas ao Departamento Federal de Investigação (FBI) e demais instituições ligadas ao Serviço de Segurança Diplomática norte-americano.

“Esse reconhecimento acabou rendendo essa aproximação e busco firmar novas parcerias para trazer novos conhecimentos com boas práticas e como podemos melhorar a vidas dos policiais frente ao combate ao crime organizado. É uma das ações que propomos junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) para as forças policiais do país. Também irei visitar algumas outras agências de inteligência buscando conhecer as tecnologias e trazer isso para o Brasil, com projetos através da SENASP”, explica Melo.

Kelson será apresentado à boas práticas de como as agências americanas atuam nas diversas formas no combate ao crime organizado.

O policial relata que a parceira tem contribuído para o investimento do governo norte-americano nas cidades fronteiriças, com implantação de sistemas que permitam aos operadores um controle maior e busca por pessoas que atuam nos diversos crimes. “Há projetos em andamento que visam esse apoio, que vão desde implantação de sistemas, até capacitações de policiais com treinamentos”, afirma.

Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Paulo Cézar Rocha dos Santos, o convite destinado ao policial Kelson Rodrigues é motivo de orgulho para o Acre. “Demonstra o grau de profissionalismo e a qualidade dos nossos policiais acreanos”.

 

 

Agnes Cavalcante: