Pular para o conteúdo
Pesquisa Real Time/ TV Gazeta

Bolsonaro cai na preferência dos acreanos e aparece com 38% em pesquisa; Lula vem em segundo, com 29%

O estudo simulou também o cenário de um possível segundo turno entre Lula e Bolsonaro, no qual o atual presidente ganha com 41% dos votos. O candidato do PT recebeu 33% das intenções de voto

O atual presidente Jair Bolsonaro aparece em primeiro lugar, nas intenções de voto dos acreanos para a Presidência do país, nas eleições de 2022. Com 38% dos votos (cinco pontos percentuais a menos que a pesquisa anterior, em que o presidente apareceu com 43%), ele sai na frente de Lula (PT), que recebeu 29% das intenções de voto (na pesquisa anterior, o candidato do PT obteve 27%).

Ciro Gomes aparece em terceiro, com 8%, e Sérgio Moro com 7%. O resultado da pesquisa realizada pela Realtime Big Data foi divulgada nesta quinta-feira,02.

Encomendada pela TV Gazeta, a pesquisa foi realizada via telefone com 600 eleitores acreanos. Os dados foram coletados nos dias 29 e 30 de novembro deste ano, e o nível de confiança é de 95%.

Na primeira pergunta da pesquisa, a espontânea, os participantes foram questionados sobre quem votariam para presidência, sem citar nomes de possíveis candidatos. Nesta, Bolsonaro recebeu 25% dos votos, seguido por Lula, com 15% e Ciro Gomes com 1%. Vale destacar, que 37% dos entrevistados não sabem em quem votar ou não responderam.

Em seguida, os nomes de determinados candidatos foram informados como opção de votos:

O estudo simulou também o cenário de um possível segundo turno entre Lula e Bolsonaro, no qual o atual presidente ganha com 41% dos votos, embora também tenha caído em relação à última pesquisa, quando aparecia, com 45%. O candidato do PT, recebeu 33% das intenções de voto (dois pontos a mais do que na última pesquisa, quando obteve 31%) e 12% dos participantes responderam que votariam nulo ou branco.

Pesquisa estimulada sobre um possível cenário de disputa entre Bolsonaro e Lula.

Os entrevistados realizaram também uma avaliação do atual presidente da República. 38% dos participantes avaliaram o presidente Bolsonaro como “Ruim/Péssimo” e 36% classificaram o presidente como “Ótimo/Bom”. Outros 22% dos eleitores pesquisados avaliaram o presidente como “Regular”.

Veja também: Gladson lidera disputa para o governo em 2022, mas perde intenção de votos com Jorge Viana no páreo