Nos dias 7 e 8 de dezembro, a Prefeitura de Mâncio Lima, por meio da Secretaria Municipal de Produção, o Sebrae no Acre e a Embrapa, com apoio da Universidade Federal do Acre (Ufac), e do Senar, realizam o 2º Seminário do Café Conilon Clonal de Mâncio Lima/AC.
O evento tem o objetivo de discutir as políticas agrícolas municipais, com enfoque na cultura do café, e conta com a presença de cerca de 70 produtores, dos municípios de Mâncio Lima, Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Jordão e Rodrigues Alves. De acordo com o diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Francinei Santos, a cadeia produtiva do café é uma das prioridades da instituição.
“A Câmara Técnica de Agronegócio elencou o café como uma cadeia produtiva e solicitou que o Sebrae fosse em cada um dos municípios para checar em que estágio está o desenvolvimento da cafeicultura, deixar diagnósticos, planos de ação e todas as ações de inovação e tecnologia parametrizados, para que eles possam dar o passo seguinte. Isso é de extrema importância, pois quando fortalecemos cada um dos municípios, conseguimos dar um salto de qualidade para a economia do estado do Acre”, disse o diretor.
A programação do seminário inclui diversas palestras, ministradas por representantes das instituições parceiras, e visitas às propriedades de cultivo do café e outros produtos. O prefeito de Mâncio Lima, Isaac Lima, vê neste evento uma oportunidade de alavancar a produção do município.
“Temos os parceiros que estão contribuindo, ajudando a desenvolvermos essa política tão importante, que é o desenvolvimento do nosso município e do nosso estado. Precisamos, cada vez mais, buscar conhecimento, junto aos técnicos da prefeitura vamos nos empenhar para levar isso à área rural, para mostrarmos aos produtores que podemos produzir mais”, destacou Isaac Lima.