Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Com baixa procura por vacina e aumento de casos, prefeitura de Rio Branco alerta para possível surto de gripe

Preocupada com o aumento de casos de síndrome gripal na capital acreana e a baixa procura pela vacina, a Prefeitura Municipal de Rio Branco alerta sobre o risco de uma epidemia de gripe na capital acreana. O vírus, denominado H3N2, é uma variante do vírus influenza.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Socorro Martins, a contaminação pode evoluir para casos mais graves. “Esse é um vírus que pode levar a algumas complicações na saúde da população, causando internações em que o caso pode se agravar, com algumas complicações, chegando a pneumonia e até mesmo a óbito”, disse a coordenadora.

Tanto as vacinas contra a covid-19 quanto da influenza estão disponíveis em todas as unidades de Saúde do município (Foto: Dell Pinheiro)

“Nós temos a vacina que previne contra esse vírus. A vacina da influenza previne contra três vírus: H1N1, H3N2 e o vírus do tipo B, que são vírus que podem levar a maiores complicações. É importante que a população seja vacinada contra a influenza, porque os sintomas da covid-19 são parecidos e, com a pessoa vacinada contra a influenza, dá uma segurança para o médico fazer um diagnóstico mais preciso, se é Covid-19 ou a influenza”, explicou Socorro Martins.

Dados levantados pela Vigilância Epidemiológica do município apontam que a capital acreana teve uma baixa adesão à vacina, com apenas 48,5% da população tendo se vacinado contra a gripe. Os dados são ainda menores em comparação ao mesmo período do ano passado, em que 71,86% das pessoas foram imunizadas.

Socorro Martins reforça que as vacinas contra a Covid-19 e influenza estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde do município. “É importante as pessoas se vacinarem tanto contra a Covid-19 quanto a influenza. Lembrando que as vacinas estão disponíveis não só nas Uraps, mas também nas Unidades de Saúde da Família, aquelas unidades básicas que ficam nos bairros mais distantes do centro”, ressaltou.

Sair da versão mobile