Pular para o conteúdo
Dados da Defesa Civil

Rio Branco já tem acumulado de chuva de 244 milímetros em dezembro, mais de 90% do esperado para todo o mês

Nesta quarta-feira, 15, começo da segunda quinzena do mês de dezembro, a Defesa Civil já registra um acumulado de mais de 244 milímetros de chuva, neste mês, em toda a capital acreana. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, Major Cláudio Falcão, a previsão é de que as chuvas se intensifiquem nos próximos dias.

“Isso significa dizer que alcançamos 93% do que é esperado para todo o mês, sendo que não está contabilizado a chuva desta quarta-feira. Provavelmente, na virada desta quinzena, já teremos ultrapassado a quantidade de chuva esperada para dezembro”, disse Falcão.

O coordenador ressaltou que, daqui para frente, o que chover será em excesso. “Continuamos no monitoramento do nível de chuvas na cidade e também do nível do Rio Acre, que marcou na manhã desta quarta-feira, 7,72 metros, e a tendência é de subida, pois tivemos um acréscimo significativo de água de ontem até esta quarta no manancial”.

Em Rio Branco, a cota de alerta é de 13,50 metros e a de transbordamento de 14 metros. Em outubro deste ano, foi registrado 1,54 m (a pior dos últimos seis anos). Major Falcão não descarta uma inundação na capital, já para o início de 2022.