X

Verão chuvoso no Acre: veja previsão do tempo para o mês de dezembro

O último mês do ano marca o início do verão, a estação mais chuvosa no Acre e nas regiões vizinhas. Os dias são os mais longos do ano e, por isto, a insolação é maior, provocando um aumento na evaporação das águas e, consequentemente, na umidade relativa do ar, deixando o tempo abafado. 

Segundo o site de previsões O Tempo Aqui, do meteorologista Davi Friale, neste mês, as chuvas são, em geral, do tipo convectiva, ou seja, ocorrem devido à elevação do ar muito úmido, como consequência do calor do verão. As temperaturas máximas ficam entre 30 e 32 ºC, e as mínimas, entre 21 e 23 ºC, em todos os municípios acreanos. Nos dias em que ocorrem chuvas intensas, as máximas podem ficar até abaixo de 27 ºC, enquanto as mínimas, acima de 23ºC.

Neste mês de dezembro, conforme análise meteorológica das condições atmosféricas e oceânicas atuais, as chuvas deverão ficar dentro da média climatológica na maior parte do Acre. Em alguns municípios, elas poderão ficar até 20% abaixo da média, enquanto, em outros, até 20% acima da média. A probabilidade maior de ficar abaixo da média é para as microrregiões de Rio Branco e Brasiléia. Já no centro do Acre e no Vale do Juruá, poderá chover um pouco acima da média para o mês.

Da Redação: