X

Acre deve vacinar quase 120 mil crianças contra a Covid-19 a partir de fevereiro

vacina criança

O Ministério da Saúde (MS) já confirmou a inclusão de crianças de 5 a 11 anos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO). Embora a vacinação deste público não seja obrigatória, a expectativa de muitos pais é grande e, de acordo com estimativa da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), são aproximadamente 120 mil crianças nesta faixa etária no Acre.

Segundo a Sesacre, o órgão ainda aguarda o envio de doses pelo Ministério da Saúde, considerando que, conforme o órgão, das mais de 20 milhões de vacinas pediátricas da Pfizer adquiridas, apenas 3,7 milhões de doses chegarão ao país a partir do dia 13 deste mês e serão distribuídas aos Estados, proporcionalmente, para dar início à imunização deste público.

“O público das nossas crianças, que são o futuro do nosso país, merece uma ênfase especial. Nossa decisão está em absoluta sintonia com outros países que também têm um Sistema Universal de Saúde”, destacou o Ministro da Saúde Marcelo Queiroga, ao explicar que orientação está respaldada em estudos clínicos realizados por agências respeitadas como o FDA (agência reguladora de medicamentos americana), Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Inicialmente, a orientação do MS era de que os pais procurassem recomendação prévia de um médico antes da imunização, no entanto, a pasta voltou atrás e abriu mão da exigência de receita médica para imunização dessa faixa etária.

A vacinação será realizada com o imunizante da Pfizer (Comirnaty), único autorizado para aplicação no público infantil pela Agência Nacional Vigilância Sanitária (Anvisa), com o intervalo de 8 semanas entre a primeira e a segunda dose.

Até o momento, conforme dados do Portal de Informações sobre o Combate à Covid-19, o Acre já aplicou mais de 1 milhão de doses, sendo que destas, 566 mil foram primeiras doses, 420 mil a segunda, e 18 mil a dose de reforço, além da 12.193 pessoas que tomaram imunizante de dose única.

Agnes Cavalcante: