No início desta semana, o Ministério de Saúde diminuiu de 30 para 10 dias o período de espera para doação de sangue de quem foi diagnosticado, teve suspeita ou que apresentou sintomas da Covid-19.
No Acre, segundo a direção do Hemoacre, as regras anteriores para doação foram prejudiciais e afastaram muitos doadores.
Com o estoque cada vez mais baixo, o hemocentro, que realiza diversas campanhas de conscientização, espera que, com a nova medida, haja reposição no estoque. O período de férias também diminuiu consideravelmente o número de doadores de sangue.
Requisitos para ser doador
Ter entre 16 e 69 anos (menor de 18 anos deve apresentar o formulário de autorização e cópia do documento de identidade com foto do pai, mãe ou tutor/guardião); pesar mais de 51kg; não estar em uso de medicamentos; apresentar documento oficial com foto (original ou cópia autenticada em cartório), em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade; dormir pelo menos seis horas, com qualidade, na noite anterior à doação; não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores e não fumar duas horas antes.
O Hemoacre, localizado na Avenida Getúlio Vargas, bairro do Bosque, atende de segunda a sábado, das 7h30 às 18h.
Leia também: Com estoque em nível crítico, Hemoacre faz apelo por doadores de sangue