Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Com alta demanda, testes rápidos para detecção da covid-19 começam a faltar na rede privada de Rio Branco

O Acre registrou nos últimos dias um grande aumento no número de casos de covid-19, o que implica também no aumento da procura por Testes Rápidos para detecção da doença. Com isso, quem busca pela testagem rápida, já enfrenta dificuldades na rede privada, enquanto na rede pública, são as longas filas que atrapalham o diagnóstico.

A professora Helyadia Prudência conta que chegou a pagar R$ 250 por um teste rápido na última semana, em virtude da urgência do caso. Foi na última quinta-feira, 20, quando ela apresentava os primeiros sintomas da covid-19, doença que foi diagnosticada após ela conseguir fazer o teste em uma clínica particular, o que só ocorreu após sua peregrinação pela cidade.

“Eu estava tão mal que só queria encontrar um local que fizesse, pra eu saber se eu estava ou não [com covid-19] e começar meu tratamento. Um verdadeiro roubo. Quinta estava tendo o Drive Trhu na Arena da Floresta, mas estava uma fila enorme e eu não estava nem conseguindo me pôr em pé e onde eu procurei não estava tendo material pra coleta”, relata ela que após o diagnóstico está isolada da família, enquanto segue com o tratamento.

Na rede pública, a gestão municipal já afirmou que iniciou nova compra, diante do aumento da demanda (Foto: Dell Pinheiro)

Rede pública

Diante do aumento considerável da demanda, na rede pública a Secretaria Municipal de Saúde informou que a compra de novos kits para testes rápidos já está em andamento, mas não informou quando novos insumos devem chegar. No âmbito do Estado, no entanto, a gestão aguarda o envio de mais de 60 mil kits de Teste Rápido para detecção da doença.

O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde (MS) na última semana e a entrega faz parte da 7ª pauta de distribuição, no entanto, ainda não há confirmação de quando o material chegará à capital, Rio Branco, para posterior distribuição aos municípios.

Enquanto isso, a testagem rápida continua sendo ofertada na capital acreana na rede de atenção básica, e no Drive Thru, na Arena da Floresta, que tem registrado longas filas desde sua implantação, na última quinta-feira, 20 de janeiro. O local tem atendimento de segunda à sexta, das 8h às 17h.

Além disso, a imunização continua sendo ofertada amplamente de segunda a sábado. Pessoas que apresentarem sintomas gripais devem procurar, exclusivamente, as Unidades de Referência em Atenção Primária (Urap) Maria Barroso, localizada no bairro Ayrton Sena ou a Urap Cláudia Vitorino, no Taquari. O horário de atendimento nas duas Uraps é das 7h às 22h.

Fiscalização

Procon está fiscalizando farmácias e laboratórios particulares, para que estes possam rever o valor dos testes, possibilitando acesso igualitário à testagem para a população (Foto: Assessoria)

Nesta semana, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC) deu início a uma ação de fiscalização para averiguar os preços dos testes de covid-19.

Equipes  de Rio Branco e Cruzeiro do Sul estão pedindo às farmácias e aos laboratórios planilhas de custos e notas fiscais, para a análise técnica do preço praticado, verificando se está havendo abusividade por parte de algum fornecedor.

A operação faz parte dos esforços o Sistema Estadual de Defesa do Consumidor no enfrentamento da covid-19, tendo a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC), por meio da Comissão de Defesa do Consumidor, solicitado a ação do instituto para advertir aos laboratórios particulares quanto à disparidade de preços cobrados nos testes, alguns com valores exorbitantes.

Após a conclusão do relatório de análise técnica, que será realizado pelo Núcleo de Atendimento Técnico (NAT) do Ministério Público, havendo conclusão de prática abusiva, o Procon irá instaurar o processo administrativo sancionatório com a aplicação das penalidades pertinentes aos infratores, no caso, multa pecuniária.

Sair da versão mobile