Soltar pipa, papagaio ou pepeta, expressão mais conhecida em nossa região, é uma das maiores diversões entre as crianças, principalmente no período de férias escolares. Porém, cuidados devem ser tomados quanto a brincadeira, feita sempre ao ar livre. São vários os risco, principalmente em relação à rede elétrica e acidentes, sempre tendo como vítima, ciclistas e motociclitas.
O Corpo de Bombeiros alerta sobre os perigos, e orienta que crianças, jovens e até adultos, utilizem linhas de algodão, prestem atenção a motocicletas e bicicletas, pois a linha, mesmo sem cerol, é perigosa para os condutores; procurar sempre locais abertos e distante de fios ou antenas para evitar choques elétricos; nunca soltem pipas em dias de chuva ou com relâmpagos; não tentar retirar pipas presas na rede elétrica ou árvores; e sempre prestem atenção ao atravessar as ruas para correr atrás das pepetas.
Em julho de 2020, foi sancionada em Rio Branco, uma Lei que que proíbe na capital acreana, comercialização do cerol e da linha chilena (vidro moído e cola) ou qualquer produto similar utilizado no ato de empinar pipas, que contenham elementos cortantes.
A multa para quem comercializar esse tipo de produto é de R$ 2 mil. Em caso de reincidência poderá ocorrer a cassação de Alvará de Localização e Funcionamento do estabelecimento comercial, e o dobro da multa anteriormente fixada por ter realizado novamente a venda.