A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do Acre, iniciou nesta segunda-feira, 17, a vacinação de crianças com menos de doze anos contra a Covid-19.
Na primeira fase, a secretaria de Saúde do município recebeu 740 doses da vacina Pfizer, no último sábado, 15, e adotou a estratégia de iniciar a imunização infantil nas escolas com atividades presenciais. Essas escolas são: Escola São José, Hugo Carneiro, Presbiteriana e Antônio de Barros Freire.
Por enquanto, o público-alvo da ação são as crianças de 10 a 11 anos, que devem estar acompanhadas de um responsável com a carteira de vacinação, além de documento oficial. A medida que novos lotes de vacinas pediátricas chegarem, o município irá avançar a faixa etária de forma decrescente.
“Esta estratégia adotada visa direcionar as vacinas para este público de maneira mais ordenada, uma vez que ainda não dispomos das doses para todos, e assim temos maior controle sobre a vacinação. Mas, já avisamos que, tão logo recebamos novas doses, faremos novas etapas de vacinação para abranger todo este público. A vacina sempre foi uma prioridade da gestão e iremos elaborar as estratégias de acordo com o total enviado a cada remessa”, afirma a secretária municipal de saúde, Valéria Lima.
“Eu estava muito ansioso e nervoso também pela a vacina, mas nem doeu tanto”, disse Herbert Enes Martins, de 11 anos.
A vacinação contou com inúmeros pais eufóricos para imunização dos filhos. O prefeito Zequinha Lima conta que havia uma expectativa muito grande dessas crianças e dos pais, para que eles também tivessem a oportunidade de serem imunizados.
“Esse momento chegou. A quantidade de vacinas que recebemos não foi grande, mas a gente acredita que vamos receber essa quantidade toda semana e, de acordo com as doses que forem chegando, nós também vamos avançando para o público de nove, de oito e assim por diante”, disse ele.