Celebrado nesta quinta-feira, 20, no Acre, o feriado estadual do Dia do Católico foi transferido para a sexta-feira, 21, no âmbito da administração pública, nos termos da Lei nº 2.126/2009. No domingo, 23 de janeiro, é celebrado o feriado estadual do Dia do Evangélico.
Conforme anunciado pelo governo do Estado, o atendimento nas unidades de saúde do Estado, incluindo os serviços de atendimento médico especializado, de apoio diagnóstico, de internação, dos centros cirúrgicos, das UTIs e da central de agendamento de cirurgias não vão sofrer alteração.
Apesar da determinação, secretários e demais autoridades da administração pública estão autorizados a convocar seus servidores para expediente normal, por necessidade de serviço.
Com o aumento do número de casos confirmados de covid-19, o governo do Estado do Acre recomenda cautela e cuidados sanitários redobrados durante o feriado prolongado.
Recomenda-se que as pessoas evitem aglomerações, usem máscaras, mantenham os cuidados com a higiene, sempre lavando as mãos com água e sabão ou álcool 70º, e, ainda, que garantam a carteira de vacinação em dia, com as primeiras e segundas doses da vacina contra a covid-19, além da dose de reforço para aqueles que já completaram quatro meses desde a vacinação com a segunda dose do imunizante.
Com a alteração do feriado, as agências bancárias mantém o atendimento normal nesta quinta e não funcionarão na sexta-feira, 21, segundo o Sindicato dos Bancários do Acre. Os serviços de caixas eletrônicos vão continuar funcionando no feriado e final de semana.
As agências dos Correios também procederão do mesmo modo, mantendo o atendimento nesta quinta e suspendendo as atividades na sexta-feira.
O Poder Judiciário do Acre também seguirá apenas em regime de plantão, nesta sexta-feira.
O Shopping Via Verde e demais comércios devem manter o horário normal de atendimento.
Leia também: Rio Branco terá 15 feriados e nove pontos facultativos em 2022; Veja o calendário oficial