Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Mulher dá a luz na rua, nas proximidades na maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco

Uma mulher deu à luz na Avenida Getúlio Vargas, nas proximidades da maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, por volta das 6h da manhã desta terça-feira, 25. A situação foi flagrada por populares que passavam pelo local e gravaram o momento em que a mulher, desorientada, olha para a criança que chora no chão, ensanguentada.

Segundo apurado pela reportagem, a criança, do sexo feminino, nasceu pesando 2.765,8 quilos e medindo 48 centímetros. Ela foi atendida por um médico pediatra e está bem, inclusive se alimentando normalmente, através do banco de leite da maternidade.

Em nota, a direção da unidade informou que o prontuário registra que a paciente deu entrada na unidade somente às 6h42min, quando foi acolhida pela equipe que estava de plantão.

No vídeo, o homem afirma: “ainda fui na recepção [da maternidade], chamei, mas ninguém quis te ajudar”. Sobretudo, apesar do relato, não há confirmação se a mulher chegou a buscar atendimento inicialmente ou não, portanto, o caso será apurado.

Ainda em nota, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre informou que foi solicitado acompanhamento psiquiátrico à mulher, assim como foi acionado o Conselho Tutelar para tomar as medidas cabíveis referentes aos cuidados da criança.

Leia no posicionamento da Sesacre na íntegra:

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) por meio da Maternidade Bárbara Heliodora (MBH) vem a público esclarecer quanto ao caso da gestante que deu à luz na rua, próximo à maternidade, nesta terça-feira, 25. Em momento algum a MBH ou seus funcionários negaram atendimento médico à paciente.

O prontuário registra que a paciente L.G.C deu entrada na unidade somente às 6h42min, quando foi acolhida pela equipe que estava de plantão naquele horário. A mãe e a criança encontram-se estáveis.

A Sesacre informa ainda que a equipe da Maternidade Bárbara Heliodora solicitou atendimento psiquiátrico para a mãe, que apresenta sintomas característicos de distúrbios psiquiátricos. Além disso, o Conselho Tutelar foi contatado para tomar as medidas cabíveis no cuidado do recém nascido.

Rio Branco/AC, 25 de janeiro de 2022.

Laura Pontes
Gerente Geral do Sistema de Assistência à Saúde da Mulher e da Criança (SASMC)

Doações

Devido às circunstâncias, está rendo realizada uma campanha para arrecadar materiais de higiene pessoal, entre outros ítens para os cuidados da bebê.

Quem quiser e puder doar, pode entregar fraldas, lenços, e outros materiais na Gerência Geral do Sistema de Assistência à Saúde da Mulher e da Criança (Sasmac). Mais informações por meio do telefone: (68) 99207-8816.

Acompanhe o caso: Pelo menos 10 famílias querem adotar criança que nasceu nas proximidades da maternidade Bárbara Heliodora

Sair da versão mobile