“Em apenas 24 horas, o nível do Rio Acre aumentou um metro na capital acreana”. A declaração foi feita pelo tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador municipal da Defesa Civil. Na manhã desta terça-feira, 25, o manancial registrou 7,52 metros. O chefe do orgão de defesa falou sobre a possibilidade do rio alcançar 16 metros nos próximos meses, podendo atingir vários bairros de Rio Branco.
“Os meses de fevereiro e março serão muito críticos em relação ao período chuvoso, onde poderemos ter um aumento significativo no nível do manancial. Caso essa previsão se concretize, estaremos preparados para a construção de abrigos. Já mapeamos diversas famílias nas regiões onde ocorre o alagamento para poder atender da melhor forma possível”, ressaltou Falcão.
O coordenador disse que a Defesa Civil já está fazendo um trabalho preventivo nas áreas mais vulneráveis.
“Vale salientar, que os que habitam esses locais são os que tem menos poder aquisitivo. Por essa razão, a prefeitura de Rio Branco, por meio da Defesa Civil e demais secretarias, tenta levar o minímo de conforto a essas pessoas. Em relação aos ribeirinhos, temos a Secretaria de Agricultura, da qual solicitamos um levantamento dos locais mais suscetíveis, que são pelo menos 21 áreas. Na zona urbana, já fizemos esse levantamento. Vamos buscar recursos para atender essas famílias, seja em relação aos abrigos, alimentação e em todas as suas necessidades básicas e assistenciais, até quando essas situação permanecer”, concluiu.