X

Oito novos casos de covid-19 são registrados no Acre, segundo boletim oficial

Woman wearing a latex glove while using cellphone to prevent coronavirus contamination

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) registrou oito novos casos de infecção por coronavírus nesta quinta-feira, 6 de janeiro, elevando o número de infectados para 88.403 em todo o estado.

Embora tenha afirmado que durante o primeiro dia de testagem para covid-19 na Organização Central de Atendimentos (OCA), em Rio Branco, tenha detectado 16 casos, a Sesacre afirmou que estes dados ainda não foram incluídos na plataforma oficial, portanto, estão fora do último boletim.

O número de óbitos, no entanto, continua estável com 1.852 mortes pois nenhuma morte por coronavírus foi registrada nas últimas 24 horas. Até o momento, o Acre registra 253.211 notificações de contaminação pela doença, sendo que 164.762 casos foram descartados e 46 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 86.374 pessoas já receberam alta médica da doença, sendo que 6 estavam internadas até a divulgação do último informe oficial.

Avanço da imunização

Até o momento, conforme dados do Portal de Informações sobre o Combate à Covid-19, o Acre já aplicou mais de 1 milhão de doses, sendo que destas, 566 mil foram primeiras doses, 420 mil a segunda, e 18 mil a dose de reforço, além da 12.193 pessoas que tomaram imunizante de dose única.

Vacinação de crianças

O Ministério da Saúde (MS) já confirmou a inclusão de crianças de 5 a 11 anos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO). Embora a vacinação deste público não seja obrigatória, a expectativa de muitos pais é grande e, de acordo com estimativa da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), são aproximadamente 120 mil crianças nesta faixa etária no Acre.

Segundo a Sesacre, o órgão ainda aguarda o envio de doses pelo Ministério da Saúde, considerando que, conforme o órgão, das mais de 20 milhões de vacinas pediátricas da Pfizer adquiridas, apenas 3,7 milhões de doses chegarão ao país a partir do dia 13 deste mês e serão distribuídas aos Estados, proporcionalmente, para dar início à imunização deste público.

Categories: Geral
Agnes Cavalcante: