Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Primeira semana de vacinação infantil contra a covid-19 imunizou apenas 793 crianças, em Rio Branco

(Foto: Dell Pinheiro)

Com a expectativa de vacinar aproximadamente 120 mil crianças contra a covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco ainda está longe de cumprir esta meta. Isto porque, na primeira semana de campanha da vacinação infantil, apenas 793 crianças foram vacinadas.

Apesar do público infantil com comorbidade ter prioridade, apenas cinco vacinas foram aplicadas. A expectativa é que no sábado, 22, pós feriado, a procura aumente significativamente pelos pais ou responsáveis.

Com início na segunda feira,17, a vacinação infantil de crianças de 5 a 11 anos atingiu uma estimativa de público muito baixa, segundo os dados do departamento de vigilância epidemiológica de Rio Branco.

A chefe do Departamento de Vigilância Epidemiólogica de Rio Branco relata que, o fato de a vacinação infantil ser ofertada em diferentes pontos dos adultos pode contribuir para a baixa procura, no entanto esclarece que é o que preconiza o Ministério da Saúde.

“Estamos surpresos pela a quantidade baixa, talvez por não estarmos realizando a vacinação nas Uraps, há essa baixa procura, mas esse motivo é por uma maior segurança para as crianças, nas unidades de referência a atenção primária (urap) também é vacinado o público adulto, são realizados testes de covid, então optamos por fazer em unidades que não tivesse taxas de risco.”

A secretaria afirma que após a baixa demanda mudará as estratégias de vacinação, intensificando a divulgação, por presumir que muitos pais ainda não estejam cientes da vacina, ainda reafirmando a eficácia e a importância da vacinação, mudar a faixa etária, que no momento vacina crianças de 10 ou mais, também esta nos planos para a proxima semana, onde será feito uma avaliação.

Quanto à exigência da assinatura de um Termo de Autorização, a Semsa voltou atrás e informou que não irá exigir mais o documento.

Veja abaixo as Unidades de Saúde da Família (USF) disponíveis para vacinação exclusiva de crianças com horário de funcionamento das 8h às 12h e das 14h às 16h são:

Veja quais são as comorbidades priorizadas nesta etapa:

O que os pais precisam saber?

Sair da versão mobile