Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Quase 20 crianças com diabetes ou autismo são vacinadas em Rio Branco nesta sexta

Dezenove crianças com diabetes ou autismo foram imunizadas contra a covid-19 nesta sexta-feira, 21, no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), em Rio Branco.

As vacinas foram aplicadas pela equipe do Programa Nacional de Imunização (PNI). Além disso, uma criança na faixa etária de dez anos recebeu o imunizante pediátrico para não desperdiçar uma dose, visto que cada frasco é o suficiente para 10 vacinas e dois frascos estavam disponíveis nesta ação.

“Nós reunimos um grupo de crianças com diabetes tipo 1 para vacinação na manhã desta sexta. Algumas delas já eram acompanhadas pela equipe do Crie. As que ainda não são serão cadastradas. Todas estavam acompanhadas pelos pais e também pelo profissional médico endocrinologista que acompanhou a vacinação”, conta Renata Quiles, coordenadora do PNI estadual.

A campanha de vacinação pediátrica para crianças entre 5 e 11 anos iniciou na última segunda-feira, 17, em todo o estado. A ação no Crie contou com a presença dos pais ou responsáveis e da endocrinologista que acompanha esses menores.

O início da vacinação infantil é um importante passo para a Saúde do Acre conseguir aumentar a cobertura vacinal no estado e controlar a pandemia de covid-19. A população infantil que pode ser vacinada no Acre soma cerca de 120 mil crianças.

Vacinação Infantil

O programa de vacinação infantil no estado segue o cronograma das secretarias municipais de saúde, que decidem a idade do público alvo das ações. Após a aplicação do imunizante o paciente infantil deve aguardar por 20 minutos, para observação.

Para serem imunizadas, as crianças precisam estar acompanhadas pelos pais ou algum responsável legal. Na capital acreana, foi dispensada a necessidade de assinatura do Termo de Autorização da vacina na última quinta-feira, 20.

Vale relembrar que a vacina pediátrica foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é segura e eficaz no combate aos principais sintomas de covid-19 em crianças.

Sair da versão mobile