X

Rio Branco decreta Situação de Emergência pelo aumento dos casos de gripe e covid-19

“Estamos realizando ações emergenciais para conter essas doenças”, disse Bocalom (Foto: Dell Pinheiro)

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PP) e a secretária Municipal de Saúde, Sheila Andrade, assinaram na manhã desta segunda-feira, 10, Decreto de Situação de Emergência em saúde pública, devido ao aumento nos casos de covid-19 e síndrome gripal na capital acreana.

“Nos reunimos na sexta-feira, 7, pois estamos preocupados com os números de casos de covid-19 e de gripe em Rio Branco. Por enquanto, não estamos tendo casos graves da pandemia. Estamos realizando ações emergenciais para conter essas doenças. Também peço que a população cuide de seus quintais para que não aumente os casos de dengue na cidade. Contamos com o apoio de todos”, ressaltou Bocalom.

Sheila Andrade enfatizou que todos dever reforçar os cuidados com a infecção dos dois vírus. “Em relação a covid temos que continuar com os cuidados básicos, que são o uso de máscara, lavar as mãos, usar álcool em gel, evitar aglomeração, dentre outros procedimentos. Sobre a síndrome gripal tem que evitar ambientes fechados e também a questão da aglomeração, pois é transmitida através do ar. Esperamos que os casos diminuam e que todos tenham consciência”.

No domingo, 9, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), disponibilizou atendimento exclusivo de síndrome gripal na Unidade de Referência de Atenção Primária (Urap) Maria Barroso, localizada na região da Baixada da Sobral. Também foi oferecido testes rápidos para detectar com mais agilidade se o paciente está com contaminado pela gripe ou pelo coronavírus. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), de 126 testes rápidos para detectar a pandemia do novo coronavírus, 28 deram positivo.

O decreto de emergência deverá durar 90 dias.

Decreto foi assinado durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 10 (Foto: Dell Pinheiro)

Convocação de profissionais de Saúde

O prefeito também anunciou a convocação de 145 profissionais que atuaram na Atenção Básica de Saúde (ABS), que foram aprovados em 2021, por meio de processo seletivo.

“A nomeação desses profissionais, que inclui auxiliares de Farmácia, agentes de Saúde, técnicos em laboratório, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, dentre outras especialidades, será no dia 18 deste mês. Será mais um reforço na Saúde do município”, disse Andrade.

Categories: Geral POLÍTICA
Agnes Cavalcante: