A Secretária Municipal de Saúde de Rio Branco, Sheila Andrade, anunciou na noite de quinta-feira, 27, que, a partir desta sexta-feira, 28, não serão feitos testes rápidos para detecção da covid-19 na rede municipal de Saúde, em virtude da falta de estoque dos kits. A previsão é de que a testagem rápida só volte a ser realizada na próxima terça-feira, 1º de fevereiro, após a chegada de novos materiais enviados pelo Ministério da Saúde.
Com a alta demanda, quem procura por testes rápidos na rede privada de saúde tem enfrentado dificuldades. A professora Helyadia Prudência conta que chegou a pagar R$ 250 por um teste rápido na última semana, em virtude da urgência do caso. Foi na última quinta-feira, 20, quando ela apresentava os primeiros sintomas da covid-19, que só foi confirmada após ela conseguir fazer o teste em uma clínica particular, depois de fazer uma verdadeira peregrinação pela cidade.
“Eu estava tão mal que só queria encontrar um local que fizesse, pra eu saber se eu estava ou não [com covid-19] e começar meu tratamento. Um verdadeiro roubo. Quinta estava tendo o Drive Trhu na Arena da Floresta, mas estava uma fila enorme e eu não estava nem conseguindo me pôr em pé e onde eu procurei não estava tendo material pra coleta”, relata ela que após o diagnóstico está isolada da família, enquanto segue com o tratamento.
Consultas
Apesar da falta de testes, a imunização contra a covid-19, por outro lado, continua sendo ofertada amplamente de segunda a sábado. Pessoas que apresentarem sintomas gripais devem procurar, exclusivamente, as Unidades de Referência em Atenção Primária (Urap) Maria Barroso, localizada no bairro Ayrton Sena ou a Urap Cláudia Vitorino, no Taquari. O horário de atendimento nas duas Uraps, que antes era das 7h às 22h, agora é realizado somente das 7h até às 20h.
Onde fazer o teste
Na rede estadual de Saúde, os testes rápidos continuam sendo ofertados no Instituto de Trumatologia e Ortopedia do Acre (Into), em Rio Branco, que é a unidade de referência para casos de covid-19.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, é esperado que novos testes chegem na segunda-feira, 31, e serão prontamente distribuídos a todas as cidades acreanas.