Pular para o conteúdo
ubs vitória

Lixo acumulado dentro de unidade de saúde de Rio Branco é flagrado por CRM-AC

A Prefeitura de Rio Branco informou que a empresa licitada para fazer a coleta do lixo está "falhando no serviço" sem apresentar qualquer justificativa pela pausa na coleta

Lixo acumulado foi constatado pelo CRM-AC na manhã desta quinta-feira,6. (Foto: CRM/AC)

Uma grande quantidade de lixo infectado foi encontrado dentro de uma sala da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vitória, em Rio Branco. A situação foi constatada pelo Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) que realizou a primeira fiscalização de 2022 na última quinta-feira,6.

Em nota, a Prefeitura de Rio Branco informou que a empresa licitada para fazer a coleta do lixo está “falhando no serviço” sem apresentar qualquer justificativa pela pausa na coleta. A assessoria informou ainda que a prefeitura pretende romper com tal empresa, que foi contratada na gestão passada.

Durante a ação, feita pela presidente Dra. Leuda Dávalos, o CRM foi informado que o material não é coletado desde dezembro. Como a UBS não possui local adequado para o armazenamento de lixo hospitalar, o material está sendo deixado na sala do expurgo – equipamento usado para despejo de sangue, secreções e líquidos provenientes de procedimentos.

A Sescretária Municipal de Saúde (Semsa) explica que por tratar-se de um material ‘perigoso’, estão adotando medidas internar para armazená-lo sem deixar no lado de fora da Unidade. “Realmente ele está dentro da unidade para evitar qualquer acidente que por ventura vir a ocorrer e fica aguardando um carro com carroceira para pegar o lixo e levá-lo para o local correto. E isso vem sendo feito pela própria secretaria, uma vez que a empresa contratada não está fazendo a coleta“, consta a nota.

O material não é coletado desde dezembro do ano passado por conta de problemas no contrato com a empresa responsável. (Foto: CRM/AC)

A equipe de fiscalização também constatou a falta de vacinas de rotina, especialmente as de crianças, e de medicamentos. Um relatório vai ser elaborado pelo CRM-AC e encaminhado para a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco e ao Ministério Público do Estado do Acre para que sejam tomadas as devidas providências.

A Prefeitura informou que a secretária de saúde irá entrar em contato com a Procuradoria Geral do Município ainda nesta sexta-feira,7.

Confira a nota da Prefeitura de Rio Branco na íntegra:

NOTA SOBRE O ACÚMULO DE LIXO HOSPITALAR NA UBS VITÓRIA
A secretaria municipal de saúde informou que o problema decorre da empresa contratada para realizar a coleta desse lixo hospitalar. Essa empresa, que ganhou a licitação na gestão passada, coleta o lixo de todas as unidades e infelizmente vem falhando no serviço, principalmente agora, durante as festas de fim de ano. A Semsa não sabe os motivos se é de escala. Eles não deram nenhuma justificativa para a secretaria municipal de saúde.
O que está sendo feito pela Semsa. Eles estão verificando judicialmente a possibilidade de romper com essa empresa e licitar uma nova empresa que faça o serviço adequadamente como precisa ser feito. Enquanto isso a secretaria está adotando medidas internas para armazenar esse lixo e não deixá-lo acumulando do lado de fora da unidade, um vez que é um lixo perigoso.
Realmente ele está dentro da unidade para evitar qualquer acidente que por ventura vir a ocorrer e fica aguardando um carro com carroceira para pegar o lixo e levá-lo para o local correto. E isso vem sendo feito pela própria secretaria, uma vez que a empresa contratada não está fazendo a coleta.
Nesta sexta-feira a secretaria irá entrar em contato com a Procuradoria Geral do Município, para verificar judicialmente a situação e o que pode ser feito para que essa empresa se responsabilize pelo trabalho que ela precise fazer.

Leia também: Com tumor no nariz e no olho, homem está internado há 45 dias e família reclama por atendimento da Saúde